sexta-feira, 17 de março de 2017

Literatura e Cinema - O Diálogo Sobre os Golpes de 1964 e 2016 - "O Dia Que Durou 21 Anos"


No momento em que estamos nos aproximando dos 53 anos do golpe de 1964 e de um ano do golpe do impeachment de 2016, uma onda reacionária estimulada por uma mídia golpista, um judiciário tendencioso, grupos político-econômicos antidemocráticos e neoliberais, aliados a interesses estrangeiros, querem impor a todo custo uma "reforma" previdenciária totalmente danosa para o futuro do pais e dos trabalhadores, é chegado o momento de uma reflexão e uma retomada da luta democrática.


O Clube de Cultura de Porto Alegre, rua Ramiro Barcelos, 1853, propõe discussão, reflexão e diálogos sobre os dois últimos golpes de estado praticados no Brasil, o de 1964 e o de 2016. Nesta programação, Cinema e Literatura serão o pano de fundo para estes diálogos com intelectuais de comprovada qualidade, como Caio Ritter, Márcia Ivana, Fatimarlei Lunardelli, Katarina Peixoto e o jornalista Flávio Tavares.


Programação:

Caio Riter (28/03/2017, comentando o livro As Meninas, de Lygia Fagundes Telles),
Márcia Ivana de Lima e Silva (29/032017, comentando Caio Fernando Abreu: A resistência ao padrão),
Flávio Tavares (01/04/2017, comentando o filme O Dia que Durou 21 anos)
Fatimarlei Lunardelli (06/04/2017, comentando o filme O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger)
Katarina Peixoto (07/04/2017, comentando o filme Snowden, de Oliver Stone)


Local: Clube de Cultura de Porto Alegre, rua Ramiro Barcelos, 1853
Horário: 18h30min.
Ingresso: 1kg de alimento não perecível ou um produto de higiene que serão destinados aos moradores da Casa do Artista Riograndense.



O dia que durou 21 anos - documentário que todo brasileiro tem que assistir

Por Eduardo Guimarães (leia na integra a matéria em http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/11/dia-durou-21-anos-documentario-todo-brasileiro-merece-assistir.html)

"O que este país mais precisa, neste momento histórico, é de doses cavalares de… Memória. Só revendo o passado é que poderemos avaliar o presente e projetar o futuro. Para tanto, porém, teremos que retroceder no tempo. Voltaremos, neste texto, a cerca de meio século.
Em um momento em que só se fala em “mensalões” – petistas, tucanos etc. –, um documento histórico nos propiciará enxergar o que até hoje permanece nas sombras: o maior mensalão de todos os tempos, bem como coincidências impressionantes entre o ontem e o hoje, as quais continuam a nos roubar a tranqüilidade quanto à democracia que, a duras penas, ainda pelejamos para construir no Brasil."


"O documentário 'O Dia que Durou 21 anos' (2012) é uma produção da TV Brasil com a Pequi Filmes, com direção de Camilo Tavares, filho de uma das vítimas da ditadura. O material apresenta os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964.
Muitos já assistiram, mas a esmagadora maioria dos brasileiros infelizmente não viu, o que explica a ignorância e a perenidade de tantas mentiras sobre aquele período histórico, que, meio século depois, a grande mídia brasileira mantém vivas."


"Esse material imprescindível, que deveria figurar em todos os currículos escolares dos quatro cantos do país, mostra como e por que os Estados Unidos decidiram interferir na política interna do Brasil.
Documentos inéditos e oficiais, amparados em depoimentos de acadêmicos norte-americanos e brasileiros, revelam como, sob o pretexto do avanço comunista em Cuba, os Estados Unidos vieram ao Brasil e compraram, literalmente, políticos, governos estaduais e, acima de tudo, meios de comunicação, que enriqueceram graças à intervenção americana."




O DIA QUE DUROU 21 ANOS - 2012 - 77 min.

Direção: Camilo Tavares
Roteiro: Camilo Tavares
Produção Executiva: Karla Ladeia, Camilo Tavares e Flávio Tavares
Entrevistas: Flávio Tavares
Gênero: Documentário
Música:: Dino Vicente
Cinematografia: André Macedo
Edição Cesar Tuma
Lançamento: 2012

Prêmio de "Melhor Filme Estrangeiro" no Festival de Saint Tropez 2014-2015,na França, que é o
mais importante evento europeu de documentários.
"menção honrosa"no festival de Long Island em Nova York, que é o maior
festival de documentário dos Estados Unidos e tradicional reduto da
resistência norte-americana, um dos pilares da denúncia da guerra do
Vietnã.
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Filme de Documentário

Trailer do filme

https://www.youtube.com/watch?v=CfJAnKUD3K0





O grupo Dimensão Experimental apoia mais essa iniciativa do Clube de Cultura de Porto Alegre.

Nenhum comentário: