segunda-feira, 31 de julho de 2017

Cine Clube de Cultura - Ciclo Cinema Gaúcho - Nesta Quinta-Feira, dia 03/08/2017 - Entrada Franca


Em agosto, o Cine Clube de Cultura apresentará cinco filmes gaúchos de períodos distintos.

Leia-se Ciclo Gaúcho no sentido geográfico, e não estético; pois, independentemente de valor de juízo ou ideológico, são filmes brasileiros.

Começaremos com o primeiro filme de longa metragem sonorizado feito no Rio Grande do Sul, Vento Norte (1951), que teve roteiro do escritor Josué Guimarães e direção de Salomão Scliar.

O segundo filme a ser exibido será Pontal da Solidão (1974), de Alberto Ruschel, baseado no conto de Lima Barreto, O Mau Olhado.

O terceiro e quarto filmes são da década de 1980, os renomados Deu Pra Ti Anos 70 (1981), de Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti, e Verdes Anos (1984), de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil.

O quinto e último filme deste ciclo a ser exibido será o da cineasta Ana Luiza Azevedo, Antes que o mundo acabe, de 2009.

O Cine Clube de Cultura acontece nas quintas-feiras (exceto feriados), às 19h30.

Confira a programação e participe!

A entrada é franca.

03 de agosto – Vento Norte (1951, 81min), de Salomão Scliar

10 de agosto – Pontal da Solidão (1974, 88min), de Alberto Ruschel

17 de agosto – Deu Pra Ti Anos 70 (1981, 82min), de Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti

24 de Agosto – Verdes Anos (1984, 91min), de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil

31 de agosto – Antes que o mundo acabe (2009, 104 min), de Ana Luiza Azevedo

Local; Clube de Cultura, rua Ramiro Barcelos, 1853.

Horário: 19h.30min.

APOIO: Casa de Cinema, E O Vídeo Levou e Grupo Dimensão Experimental

Entrada gratuita


VENTO NORTE (1951, 81 nin.) de Salomão Scliar

Vento Norte - 1951 de Salomão Scliar Vento Norte é o primeiro longa-metragem feito no Rio Grande do Sul, filmado na região de Torres. A história mostra a luta cotidiana de pescadores no litoral gaúcho. A vida fica mais difícil quando uma ventania atinge a região, trazendo a miséria. A chegada de um desconhecido abala ainda mais a comunidade e leva os homens a reagirem de forma violenta.



O filme teve a colaboração de Josué Guimarães (diálogos) e Luís Cosme (trilha sonora), e o ator principal do mesmo foi Roberto Bataglin.
As filmagens se iniciaram em 9 de novembro de 1950 e terminaram na primeira quinzena de janeiro de 1951. Neste período foi quebrada a rotina dos moradores de Torres e Passo de Torres, pois os figurantes e até mesmo papéis importantes, foram feitos por pescadores e suas mulheres desses locais. Assim como Dona Isolina (ou será Isaltina?), uma, então, moradora de Passo de Torres, e Pedro um morador da Praia da Cal, que fazia o papel do chefe dos pescadores.



Eles foram selecionados para mostrar a lida dos habitantes do litoral, onde mostraram a pesca e a rotina dos moradores que passavam muita dificuldade. Além destes dois, também participaram das cenas em conjunto: Dulcídio Batista (Tio Doca), o vulgo Mané Porfílio, José Martins de Souza (Tio Zeca), Alfredo Cezário, Dário Scheffer, Manoel Daitx (Pai do Moa), João Ponciano, João Rodrigues, Manoel Rodrigues da Silva (Seu Nequinho), entre outros tantos, que muitos leitores vão recordar por serem parentes e amigos que viveram naquela época que marcou muito, e é lembrada até hoje, por ser um registro histórico da nossa cultura.



Em 30 de maio de 2014, por ocasião do aniversário de 64 anos do Clube de Cultura, as belas imagens do filme de Salomão Scliar ganharam uma homenagem do grupo Dimensão Experimental que criou e performou ao vivo uma trilha sonora autoral, como parte de seu projeto "Música, Cinema e Memória", para acompanhar uma sequência editada de 25 minutos da película original.





Música: Suíte Vento Norte (Farina/Saboia/Dutra) - suíte instrumental em seis movimentos:
I Movimento (Farina/Saboia/Dutra)
II Movimento (Farina)
III Movimento (Farina/Saboia/Dutra)
IV Movimento (Farina/Saboia/Dutra)
V Movimento (Farina)
VI Movimento (Farina/Saboia/Dutra)

Arranjos: Dimensão Experimental
Dimensão Experimental
Klaus Farina - Teclados, Guitarra, Flauta e Programação
Alvaro Saboia - Teclados e Gaita de Boca
Mozart Dutra - Percussão Acústica

O Grupo Dimensão Experimental é apoiador dessa iniciativa do Clube de Cultura de Porto Alegre.

Nenhum comentário: