terça-feira, 8 de agosto de 2017

Cine Clube de Cultura - Ciclo Cinema Gaúcho - Pontal da Solidão (1974) nesta quinta feira, dia 10/08/2017 - Entrada franca


Em agosto, o Cine Clube de Cultura apresentará cinco filmes gaúchos de períodos distintos.

Leia-se Ciclo Gaúcho no sentido geográfico, e não estético; pois, independentemente de valor de juízo ou ideológico, são filmes brasileiros.

Começaremos com o primeiro filme de longa metragem sonorizado feito no Rio Grande do Sul, Vento Norte (1951), que teve roteiro do escritor Josué Guimarães e direção de Salomão Scliar.

O segundo filme a ser exibido será Pontal da Solidão (1974), de Alberto Ruschel, baseado no conto de Lima Barreto, O Mau Olhado.

O terceiro e quarto filmes são da década de 1980, os renomados Deu Pra Ti Anos 70 (1981), de Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti, e Verdes Anos (1984), de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil.

O quinto e último filme deste ciclo a ser exibido será o da cineasta Ana Luiza Azevedo, Antes que o mundo acabe, de 2009.

O Cine Clube de Cultura acontece nas quintas-feiras (exceto feriados), às 19h30.

Confira a programação e participe!

A entrada é franca.

03 de agosto – Vento Norte (1951, 81min), de Salomão Scliar

10 de agosto – Pontal da Solidão (1974, 88min), de Alberto Ruschel

17 de agosto – Deu Pra Ti Anos 70 (1981, 82min), de Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti

24 de Agosto – Verdes Anos (1984, 91min), de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil

31 de agosto – Antes que o mundo acabe (2009, 104 min), de Ana Luiza Azevedo

Local; Clube de Cultura, rua Ramiro Barcelos, 1853.

Horário: 19h.30min.

APOIO: Casa de Cinema, E O Vídeo Levou e Grupo Dimensão Experimental

Entrada gratuita



Pontal da Solidão (1974, 88min.) de Alberto Ruchel

Baseado no conto "O mau olhado", de autoria de Lima Barreto. Marina foge, tentando deixar para trás a memória da violência sexual que sofreu e o fato de que seu noivo não fez nada para lhe salvar do abuso. Ela é, então, acolhida por um velho marinheiro que vive sozinho em um vilarejo próximo. Porém, a calmaria não dura muito uma vez que o noivo, o padrinho de Marina e o estuprador tentam todos, às suas maneiras, raptar a moça.



"Pontal da Solidão" é um filme extremamente raro, com roteiro de Alberto Ruschel e Lima Barreto e direção de Alberto Ruschel, o filme de 88 minutos tem no seu elenco, além de Débora Duarte e do próprio Alberto Ruschel, ainda: Ricardo Hoepper, Beto Ruschel e Ondina Moura. Foi o segundo trabalho de Débora Duarte no cinema, depois da sua estréia cinematográfica em França, quatro anos antes, como protagonista do filme "Céleste".

O filme marcou a vida dos moradores de Torres e Passo de Torres, até os dias atuais pessoas que viram a movimentação da equipe e atores, ainda comentam sobre detalhes do filme, assim como a participação da protagonista Débora Duarte. Muitos foram figurantes, ou até mesmo dublês, como foi o caso de Cláudio Daitx, que se vestiu de noiva e remou em uma canoa, substituindo Débora, que não se arriscou nas ondas da barra do Mampituba e encostas do paredão.

Alberto Ruchel (diretor)

O Grupo Dimensão Experimental é apoiador dessa iniciativa do Clube de Cultura.

Nenhum comentário: