sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Clube de Cultura - Hoje Festa de Confreternização e estréia da exposição Che - Mateada do Bioma - Lançamento do livro Flavio Koutzii - Biografia de um militante revolucionário - De 1943 a 1984


No dia 15 de dezembro de 2017, a partir das 20h30, venha confraternizar no Clube de Cultura.
Somos lugar de resistência e de afeto.
São tod@s bem-vind@s.
Na mesma noite, teremos a abertura da exposição Che, Hasta Siempre.

Entrada Franca.

Local: Clube de Cultura, rua Ramiro Barcelos, 1853.


No ano em que lembramos os 50 anos da entrada na imortalidade de Che Guevara, os mais renomados cartunistas gaúchos prestam uma homenagem ao revolucionário que sonhou e lutou pela liberdade dos povos, na Exposição CHE, HASTA SIEMPRE.


Em 17 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Bioma Pampa, tal data foi escolhida em homenagem ao nascimento do ambientalista José Antônio Lutzenberger. O Pampa foi reconhecido como Bioma em 2004 e teve seu dia criado em 2007, necessitando ser considerado como Patrimônio Natural na Constituição Federal! (PEC do Bioma Pampa 05/2009). Venha compartilhar conosco sua história pampeana.
O local escolhido é na sombra das árvores ao lado do Monumento Expedicionário do Parque da Redenção.
*teremos estrutura de mesa e som para músicos, instrumentistas, poetas, e payadores e payadoras.
---- com chuva: não sai -----
Evento auto organizado. Vamos somar!


A Libretos lança o livro
Flavio Koutzii - Biografia de um militante revolucionário - De 1943 a 1984.
De Benito Bisso Schmidt.


16 de dezembro, a partir das 19h, no Clube de Cultura
(Ramiro Barcelos, 1853), sessão de autógrafos com Flavio e Benito.

Este livro foi realizado a partir de uma pesquisa acadêmica de Benito Bisso Schmidt sobre Flavio Koutzii. O autor buscava um personagem cujos percursos muito pudessem nos contar a respeito da história latino-americana recente. Por sua vez, o biografado Flavio Koutzii buscava “garantir a inscrição de sua vida e dos valores nos quais acredita em uma narrativa capaz de fazer jus, sem concessões heroicizantes, à densidade e complexidade de sua história e da sua geração”. Assim, deu-se o encontro ideal para a origem de um livro. Benito nos conduz por entre os diversos aspectos que compõem o caminho do biografado: os anos de formação de Flavio Koutzii, desde a infância no bairro Bom Fim, seu ingresso na política, sua militância no Brasil e na Argentina, lá seguida pela prisão, e pelo seu exílio na França, até seu retorno a Porto Alegre, em 1984. Como muitos de seus contemporâneos, ele vivenciou a efervescência política e cultural da “geração 68”, bem como sofreu com intensidade a repressão que se abateu sobre os homens e mulheres que tiveram a coragem de resistir às ditaduras latino-americanas.
O livro tem apoio da Capes, CNPq e Programa de Pós-graduação de História.

ISBN 978-85-5549-027-9
544 páginas
Ilustrado
Preço sugerido R$49,90

O grupo Dimensão Experimental é apoiado destes eventos.

Nenhum comentário: