sábado, 29 de fevereiro de 2020
Katherine Johnson faleceu aos 101 anos, que ajudou a colocar a Apollo 11 em órbita.
No ano passado o grupo Dimensão Experimental apresentou no Planetário da UFRGS nos dias 21 de julho e 10 de novembro e no Cine Capitólio no dia 16 de dezembro o espetáculo "1969, Uma Odisseia Espacial", uma homenagem aos 50 anos da chegada da humanidade na Lua.
Entre os homenageados, a peça apresenta uma sessão dedicada a ciência, onde aparecem várias pessoas que contribuíram com o projeto espacial. Entre elas, há uma passagem especial homenageando as mulheres na qual aparece Katherine Johnson.
Katherine Johnson, uma das matemáticas que ajudou a colocar a Apollo 11 em órbita, morreu na ultima segunda-feira (24), informou a Nasa, agência espacial norte-americana em que ela trabalhou durante 33 anos. O trabalho de Katherine e de outras mulheres afro-americanas ficou desconhecido para o grande público durante anos, até a chegada do filme "Estrelas Além do Tempo" (2016).
Katherine Coleman Goble Johnson foi uma matemática, física e cientista espacial norte-americana. Ela fez contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA.
O grupo Dimensão Experimental, atualmente composto por Alvaro Sabóia (teclados/gaita de boca), Klaus Farina (teclados/guitarra/flauta/percussão/programação) e Renata Veleda (vocalize e percussão), criou um áudio visual com música autoral executada ao vivo, e imagens coletadas do youtube de vários filmes e documentários com a temática da missão Apolo XI que, em 20/07/1969, pousou na Lua. A forma de elaboração do documentário "1969, Uma Odisseia Espacial" é similar ao trabalho documental/musical/autoral ao vivo, "1914", que o Dimensão Experimental produziu em 2014/15 tendo como temática o centenário da primeira guerra mundial e "O Mito do Eterno Retorno" de 2012, inspirado na obra do historiador das religiões Mircea Eliade, ocasiões em que também foram utilizadas imagens do youtube.
A música que foi criada por Klaus Farina e arranjada pelo Dimensão Experimental é uma suíte de 50 minutos chamada "Sidereus Nuncius" (O Mensageiro das Estrelas), inspirado no título do livro do astrônomo italiano Galileu Galilei. "1969, Uma Odisseia Espacial tem direção e roteiro de Klaus Farina, com textos de Renata Veleda e Alvaro Saboia, e edição de imagens de Angelita Silva e Klaus Farina.
O Dimensão Experimental vai gravar em estúdio "1969, Uma Odisseia Espacial" ainda este ano e posteriormente lançar nos meios virtuais.
Assinar:
Postagens (Atom)