quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dimensão Experimental apóia a iniciativa da Feira da Música do Sul

Feira da Música do Sul 2010

De 17 a 20 de novembro Porto Alegre recebe a segunda edição da maior feira do setor musical realizada no sul do país. Nós do grupo Dimensão Experimental não só apoiamos a iniciativa como também achamos que está na mais do que na hora do músico gaúcho buscar novas alternativas de projeção não só de seu trabalho mas integrando-se aos demais segmentos culturais. Reproduzimos aqui o texto promocioinal do evento com a programação.

Diversidade cultural e uma infinidade de atrações que concentram pensadores e articuladores da cena da música. Um espaço para múltiplas atividades como painéis, shows, oficinas, encontros e mostras de serviços. É assim que a Feira da Música do Sul chega a Porto Alegre em sua segunda edição, de 17 a 20 de novembro, com atividades na Casa de Cultura Mario Quintana e no Centro de eventos Casa do Gaúcho. Uma oportunidade de encontro entre a cadeia produtiva da música de todo o Mercosul.

Com o objetivo de incentivar o grande potencial econômico do cenário musical gaúcho, a Feira da Música do Sul propõe um espaço de discussão e negócios do setor musical. A idéia é promover a abertura e a ampliação do mercado e acelerar o desenvolvimento de atividades de qualificação profissional para músicos, produtores e demais agentes do cenário musical. Reunir para agregar, qualificar para empreender. Estes são os focos da Feira da Música do Sul 2010, elaborados a partir de crenças e experiências de grandes feiras internacionais como o Midem, a Womex, o SXSW e a Popkomm - e nacionais como a Feira da Música de Fortaleza, o Mercado Cultural, a Feira da Música Brasil, o Porto Musical e a Brazil Central Music.

E música de referência é o que não falta para este grande evento que promete apresentações de diferentes gêneros. Guapos, Loucos e Letrados são três grupos musicais formados por artistas gaúchos que representam o estilo que dá nome às bandas. Guapos são compostos pelos tradicionalistas, Loucos são os roqueiros e os Letrados são os músicos com uma veia poética. Outras grandes atrações como a Orquestra Popular do Recife, Camarones Orquestra Guitarrística, Porcas Borboletas, Aló Irmão, Betinho e Banda para todos, Márcio de Camilo, Meridian Brothers e Felipe Gama e Ana Luiza com participação de Natan Marques fazem parte desta intensa programação.

Programação Feira da música do Sul 2010

18/11 – Quinta-feira

Painéis – Casa de Cultura Mário Quintana

10h – Observatórios Culturais – Panorama Latino-Americano

Painelistas: Fernando Arias – Buenos Aires, Edson Natale – São Paulo e Álvaro Santi – Porto Alegre

13h30 – Atuação do Sebrae na Cultura Brasileira

Painelistas: Roberto Cirico Maciel – Vitória, Glauber Uchoa Almeida – Fortaleza, Alex Lima de Souza – Rio Branco, Décio Coutinho – Goiânia. (Mediador: Vânia – Sebrae/RS)

16h – O Direito Autoral e a Reforma da Lei

Painelistas: Adriano Araújo – Recife, Alexandre Negreiros – Rio de Janeiro e André Alves Wlodarczyk – Curitiba (Mediador: Pedro Figueiredo – FPMRS) .

19/11 – Sexta-feira

Painéis - Casa de Cultura Mário Quintana

10h - Circulação na América Latina

Painelistas: Benjamim Taubkin – São Paulo, Mariana Markowiecki – Buenos Aires e Carlos Taran – Rio de Janeiro (Mediador: Moysés Lopes – FPMRS)

13h30 – Cooperativismo

Painelistas: Felipe Gama – São Paulo e Makely Ka – Belo Horizonte (Mediador: Bebeto Alves – FPMRS)
16h - BM&A - Imagem & Comprador 2010

Painelistas: David McLoughlin, Benjamim Taubkin, Carlos Taran, Mariana Markowiecki, Melina Hickson, Ivan Ferraro, Alejandro Forero (Meridian Brothers), Jefferson Bernardo (Macondo) (Mediador: Moysés Lopes)

20/11 – Sábado

Painéis - Casa de Cultura Mário Quintana

13h30 – Educação Musical

Painelistas: Magali Kleber – Rio de Janeiro, Jusamara Souza – Porto Alegre, Zé Brasil – Fortalez e Cecília Silveira – Porto Alegre (Mediador: Leandro Maia – FPMRS)

10h – Feiras de música no Brasil

Painelistas: Thiago Cury – São Paulo, KK Mamoni – São Paulo, Melina Hickson – Recife, Ivan Ferraro – Fortaleza, Ruy César – Salvador e Benjamim Taubkin – São Paulo (Mediador: Moysés Lopes)
16h - Plenária do Fórum Permanente de Música do RS

Mais informações pelo site: www.feiradamusicadosul.com.br/

Nenhum comentário: