Limite (1931) de Mário Peixoto
Klaus Farina no Poetar em 1991 no teatro Renascença. Da direita para a esquerda: Maurício Tibé (saxofone), Klaus Farina (piano) e Paulo Pink (violão). Foto: Dario Bandeira.
Dimensão Experimental em 1995 da direita para a esquerda: Ricardo Missel (baixo), Álvaro Saboia (gaita de boca), Klaus Farina (piano) e Fernando Silva (guitarra). Foto Dario Bandeira
Neste final de ano o grupo Dimensão Experimental deseja aos amigos e simpatizantes boas festas. Estamos trabalhando em nova casa. O novo estúdio Tebalta já está funcionando os ensaios iniciaram na semana passada dia 12/12/2011 visando a temporada de 2012. Comunicamos que José Altamiro deixou o Dimensão Experimental por motivos de distância física. José Altamiro reside no município de Alvorada e o deslocamento estava se tornando um problema para ele. Assim em comum acordo ele deixou o grupo de forma amigável, sendo que poderá retornar para futuros trabalhos com o Dimensão Experimental. Ficou decidido que para ocupar seu posto de percussionista no Dimensão Experimental foi escolhido Mozart Dutra (ele assumiu o posto nesta ultima segunda dia 19) que já trabalha com o grupo colocando o som no projeto Música, Cinema e Memória alem de desenvolver o projeto Música Autoral/jornal Vaia no teatro de Arena . Em breve vamos postar um biografia do Mozart. O grupo Dimensão Experimental trabalha com o aperfeiçoamento do projeto Música, Cinema e Memória com a pesquisa de filmes experimentais não só dos anos 20 e 30 do século passado mas também de outras décadas anteriores e posteriores. Já estamos ensaiando um fragmento de 8 minutos e meio do filme Limite de Mário Peixoto (tem aproximadamente 2 horas de duração)de 1931 com música autoral e arranjos próprios. Neste ano a obra de Mário Peixoto completou 80 anos e o filme foi performado ao vivo com um trilha sonora assinada pelo norueguês Bugge Wesseltoft e com a participação do genial Naná Vasconcelos.
"O cultuado filme de Mário Peixoto foi restaurado e ganhou acompanhamento musical inédito no Brasil assinado pelo compositor e pianista norueguês Bugge Wesseltoft, que vem ao país tocá-lo ao vivo durante a exibição no palco do Ibirapuera com Naná Vasconcelos, Marlui Miranda, Rodolfo Stroeter e Ola Kvernberg; Limite é também tema de debate na sede do Itaú CulturalJá".
A versão do Dimensão Experimental é bem mais curta mas já se trata de um início de quem sabe através de futuras ampliações chegarmos a um versão integral desta grande obra da história do cinema brasileiro. Por outro lado ao rever velhas fotos deparei-me com duas dos anos 90. A primeira é de 1991 (pouco antes da fundação do Dimensão Experimental) de uma apresentação no Poetar (um evento cultural literário promovido pela prefeitura de Porto Alegre em julho daquele ano)no teatro de Renascença. Na foto estão: Maurício Tibé no saxofone, Klaus Farina no piano e Paulo Pink no violão. A segunda foto é de uma antiga formação do Dimensão Experimental com: Ricardo Missel no baixo, Álvaro Sabóia na gaita de boca, Klaus Farina no piano e Fernando Silva na guitarra. Esta fotografia foi tirada em março de 1995 quando da gravação da trilha sonora dop documentário "Torres" produzido pela extinta Vídeo Puc com trilha sonora composta por Klaus Farina e interpretada pelo Dimensão Experimental. Boas festas a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Curti as fotos antigas! Um bom ano novo para a banda!
Postar um comentário