segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Dimensão Experimental - Nova apresentação de "1969, Uma Odisseia Espacial" em 10/11/2019 no Planetário da UFRGS.


Em 21 de julho passado o grupo Dimensão Experimental estreio o seu mais novo trabalho "1969, Uma Odisseia Espacial".
O evento fez parte das comemorações dos 50 anos da chegada do homem à Lua. O grupo Dimensão Experimental, atualmente composto por Alvaro Sabóia (teclados/gaita de boca), Klaus Farina (teclados/guitarra/flauta/percussão/programação) e Renata Veleda (vocalize e percussão), criou este áudio visual com música autoral executado ao vivo, com imagens coletadas do youtube de vários filmes e documentários com a temática da missão Apolo XI que, em 20/07/1969, pousou na Lua.


A forma de elaboração do documentário "1969, Uma Odisseia Espacial" é similar ao trabalho documental/musical/autoral ao vivo, "1914", que o Dimensão Experimental produziu em 2014/15 tendo como temática o centenário da primeira guerra mundial e "O Mito do Eterno Retorno" de 2012, inspirado na obra do historiador das religiões Mircea Eliade, ocasiões em que também foram utilizadas imagens do youtube.



Este novo trabalho do Dimensão Experimental, uma produção independente, "1969, Uma Odisseia Espacial", tem seu nome inspirado no título do filme 2001, de Stanley Kubrick (1968).

"1969, Uma Odisseia Espacial" tem produção, direção, roteiro e música de autoria de Klaus Farina, com textos de Renata Veleda e Alvaro Sabóia e arranjos musicais do grupo Dimensão Experimental. A edição da imagem do documentário musical é de Angelita Silva e Klaus Farina.

A música que foi criada e arranjada pelo Dimensão Experimental é uma suíte de 50 minutos chamada "Sidereus Nuncius" (O Mensageiro das Estrelas), inspirado no título do livro do astrônomo italiano Galileu Galilei.

O Dimensão Experimental pretende gravar em estúdio "1969, Uma Odisseia Espacial" e posteriormente lançar nos meios virtuais.

Dimensão Experimental - "1969, Uma Odisseia Espacial"
Local: Planetário da UFRGS, Avenida Ipiranga, 2000
Dia 10 de novembro de 2019 (domingo)
Horário: 18h30min.
Ingressos no local: R$ 5,00 somente com cartão de debito ou credito.


A missão Apolo XI


Na época os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin 'Buzz' Aldrian, a tripulação da Apollo 11 realizaram um voo espacial tripulado responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC. Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois já no dia 21, seguido por Aldrin vinte minutos depois. Os dois passaram por volta de duas horas e quinze minutos fora da espaçonave e coletaram 21,5 quilogramas de material para trazer de volta à Terra. Michael Collins pilotou sozinho o módulo de comando e serviço Columbia na órbita da Lua enquanto seus companheiros estavam na superfície. Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins.


A missão foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 13h32min UTC de 16 de julho, tendo sido a quinta missão tripulada do Programa Apollo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). A nave Apollo era formada por três partes: um módulo de comando com uma cabine para três astronautas, a única parte que retornou para a Terra; um módulo de serviço, que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita.


Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua. Armstrong e Aldrin então foram para o Eagle, pousaram em Mare Tranquillitatis e passaram um dia na superfície. Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.


A alunissagem foi transmitida ao vivo mundialmente pela televisão. Armstrong pisou na superfície lunar e falou palavras que ficaram famosas: "É um pequeno passo para [um] homem, um passo gigante para a humanidade". A Apollo 11 encerrou a Corrida Espacial e realizou o objetivo nacional norte-americano estabelecido em 1961 pelo presidente John F. Kennedy de "antes de esta década acabar, aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra". Os três astronautas foram recebidos com enormes celebrações nos Estados Unidos e pelo mundo, recebendo diversas condecorações e homenagens.

Apolo XII

No mesmo ano, em 19 de novembro, a Apolo XII realizou a segunda alunissagem lunar. A missão Apolo XII contou com os astronautas: Alan Bean, Charles Conrad e Richard Gordon. Esta apresentação de novembro do Dimensão Experimental tem também como objetivo comemorar os 50 anos dessa missão espacial.



Novos trabalhos e apresentações

Alem de "1969, Uma Odisseia Espacial", o grupo Dimensão Experimental trabalha também, no momento, com uma nova versão musicada do filme de Benjamin Camozato, "A Revolução no Rio Grande", produzido em 1923, um documentário com imagens da época sobre a guerra civil, que assolou o estado num conflito entre Assisistas e Borgistas. Em 2013, o Dimensão Experimental já havia musicado esse filme. Agora surgiu uma nova oportunidade para apresenta-lo. Estão confirmadas para 2020 duas apresentações de "A Revolução no rio Grande" nos museus Julio de Castilhos e Hipólito Jose da Costa.


O grupo também voltará a apresentar outras edições do projeto "Música, Cinema e Memória" performando filmes avant-garde experimentais dos anos 1910, 20, 30, 40 e 50 do século XX.


Está nos planos também, dentro do projeto "Música, Cinema e Memória" um novo trabalho específico denominado "A DIMENSÃO EXPRESSIONISTA", com o grupo Dimensão Experimental musicando filmes mudos do movimento cinematográfico alemão dos anos 1920/30.


Em breve disponibilizaremos mais informações.

Nenhum comentário: