quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Klaus Farina do Dimensão Experimental vai performar ao vivo H2O e Cristal Liquido com nova trilha sonora no Eco Cultura em 30/11/2024
Klaus Farina do Dimensão Experimental, vai performar ao vivo os filmes mudos H2O e Cristal Liquido, com a temática sobre a água, com nova trilha sonora como parte da programação do projeto Eco Cultura, aprovado pelo FUMPROARTE, no próximo dia 30 de novembro no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson no bairro Vila Nova em Porto Alegre.
O projeto Música, Cinema e Memória de autoria de Klaus Farina do grupo Dimensão Experimental performou filmes experimentais avant garde do cinema silencioso com a temática da água em 2012 no FSMT e no Clube de Cultura em 2014. O projeto Música, Cinema e Memória" tem como proposta o resgate e uma releitura da linguagem do cinema silencioso através da performance ao vivo com música autoral de filmes do período silencioso e ou criando audiovisuais temáticos utilizando-se da mesma linguagem.
Cristaux Liquides (1978) 4 min. de Jean Painleve é um estudo microsópico das fases de transição dos cristais líquidos. Este filme já foi performado pelo projeto Música, Cinema e Memória.
“H 2 O” (1929) – 12 min. ESTADOS UNIDOS – Ralf Steiner Ralph Steiner (1899-1986), fotógrafo americano e cineasta. Após sua graduação 1921 do Dartmouth College, onde aprendeu técnicas de fotografia, Steiner se mudou para New York e estudou na Clarence H. White School of Photography. Cada vez mais socialmente engajado, Steiner voltou-se para um estilo de documentário mais realista. A mudança é particularmente evidente em seus filmes: o resumo do estudo inicial de água e luz, H 2 O (1929). Um filme rápido e experimental composto em torno do tema da água em todas as suas formas. Um estudo clássico das amostras de luz e texturas sobre a superfície da água Como um tipo de poema cinematográfico enfatizando o ritmo e alterações através das qualidades visuais das imagens e da estrutura da edição. Quando o cineasta move a câmera mais próxima da superfície reflexiva, as imagens tornam-se mais abstratas e visualmente dramáticas. Esta concentração de padrões de movimento, sombreamento e textura fazem de H 2 O uma obra prima.
A música que acompanha as imagens dos dois filmes é uma nova composição no estilo eletroacustico experimental.
Música: Antropoceno de autoria de Klaus Farina (Produção Musical, Operação de Som e Vídeo, Arranjos Musicais, Teclados, Guitarra e Programação).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário