quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dimensão Experimental - "Música, Cinema e Memória"









Amanhã dia 14/04/2011 ás 21 horas no Cinebancários, rua General Câmara 424, o grupo Dimensão Experimental estréia a temporada 2011 do projeto de sua autoria intitulado Música, Cinema e Memória que tem por característica musicar ao vivo através de composições próprias filmes experimentais dos anos 1920, resgatando um pouco da magia do cinema mudo. Após a performance musical e projeção dos filmes acontece uma palestra com as diretoras de arte Gilka Vargas e Iara Noemi sobre a importancia histórica do cinema experimental e suas influências no presente. O grupo Dimensão Experimental vai performar 5 filmes.

"Le Retour à La Raison” (1923) 2 min. – Man Ray

O pintor e fotógrafo, Man Ray fez seu primeiro filme “Le Retour à La Raison” (1923) em um só dia. O título se refere a um retorno à razão, mas, paradoxalmente, o filme revela-se inteiramente sem razão. Utilizando-se de radiogramas, quadros feitos por objetos colocados diretamente sobre a película, como alfinetes e botões, o filme projetava efeitos metálicos na tela.
O corpo nu de uma mulher foi um dos únicos elementos concretos do filme, que continha cenas comuns em um contexto incomum.
Esta foi uma obra dadaísta, tanto pelos elementos utilizados quanto pelos seus resultados, uma vez que causou uma reação violenta na platéia sendo interrompida a projeção após um minuto.

“Ballet Mécanique” (1924) 11 min. – Fernand Léger

Fernand Léger, (1881-1995) foi um dos mais destacados pintores cubistas. Os seus quadros apresentam formas com volumetrias acentuadas e simplificadas, reduzidas a volumes primários, como cones e cilindros, acentuados por uma vigorosa modelação, denunciando a sua formação inicial em arquitetura e o fascínio pela civilização industrial do séc. XX. Ao contrário de Picasso ou de Braque, que viam na representação da mecânica do movimento apenas um meio para revelarem a mecânica da percepção, Léger devotou toda a sua vida ao estudo das formas das máquinas e dos objetos técnicos, acreditando sempre no poder de transformação da arte e na sua importância para o estabelecimento de uma sociedade mais justa e igualitária, baseada no progresso técnico e científico.
Inspirado pelo estilo tragicômico das primeiras diatribes cinematográficas de Charles Chaplin, Léger decidiu transpor para o cinema os seus princípios estéticos e o seu otimismo ideológico. O resultado foi o curta-metragem experimental Ballet Mécanique (1924), um dos mais antigos e importantes filmes abstratos, que se tornou um exemplo clássico da utilização de objetos quotidianos a serviço da abstração formal.

“Cockeyed” (1925) – 3 min. – Alvin Knechte

Em Cockeyd: Gems fron the memory of a nutty cameraman (1925), Alvin Kenechte, realizou neste filme de apenas três minutos experimentos de sobreposição de imagens através da subdivisão da tela de forma inteligente e divertida criando efeitos surreais como um homem comendo uma lâmpada incandescente, pessoas, edifícios, carros, aviões, trens desaparecendo e reaparecendo, entre as cenas intrigantes que apresentadas pelo autor, evidenciam através do insólito confundir, e questionar a sanidade do expectador.

“Anemic Cinema” (1926) 6 min. – Marcel Duchamp

O primeiro filme de Marcel Duchamp “Anemic Cinema” (1926), cujo título brinca com as letras da palavra cinema, põe em movimento esferas rotatórias ou rotoreliefs (discos em que Duchamp desenhou linhas e círculos concêntricos e excêntricos) que, ao girarem, provocam no espectador uma sensação estranha, como uma nova dimensão. Inscritas nos espirais, as letras vão formando frases indecifráveis, compondo um dos fenômenos visuais mais puros, sensíveis e fascinantes, em uma tentativa de se produzir filmes estereoscópicos.

“H 2 O” (1929) – 12 min. – Ralf Steiner

Ralph Steiner (1899-1986), fotógrafo americano e cineasta. Após sua graduação 1921 do Dartmouth College, onde aprendeu técnicas de fotografia, Steiner se mudou para New York e estudou na Clarence H. White School of Photography. Cada vez mais socialmente engajado, Steiner voltou-se para um estilo de documentário mais realista. A mudança é particularmente evidente em seus filmes: o resumo do estudo inicial de água e luz, H 2 O (1929). Um filme rápido e experimental composto em torno do tema da água em todas as suas formas. Um estudo clássico das amostras de luz e texturas sobre a superfície da água Como um tipo de poema cinematográfico enfatizando o ritmo e alterações através das qualidades visuais das imagens e da estrutura da edição. Quando o cineasta move a câmera mais próxima da superfície reflexiva, as imagens tornam-se mais abstratas e visualmente dramáticas. Esta concentração de padrões de movimento, sombreamento e textura fazem de H 2 O uma obra prima.

ROTEIRO DO PROJETO “MÚSICA, CINEMA E MEMÓRIA”

FILME / APRESENTAÇÃO AUTOR MÚSICAS
1 - Apresentação do filme
2 - Le Retour à La Raison - 2 min. -1923 Man Ray Música: O Retorno da Razão
(Farina/Sabóia)
3 - Apresentação do filme
4 - Cockeyed – 3min. - 1925 Alvin Knechten Música: A Lenda de Naylamp
(Farina/Sabóia)
5 - Apresentação do filme
6 - H2O – 12 min. - 1929 Ralph Steiner Músicas: Akvo
(Farina/Sabóia)e All Wright (Farina)
7 - Apresentação do filme
8 - Ballet Méchanique – 11min - 1924 Fernand Léger Músicas: Imago Mundi (Farina)e
O Sagrado e o Profano (Farina)
9 - Apresentação do filme
10 - Anémic Cinèma – 6 min. - 1926 Marcel Duchamp Música: Fórum Social Mundial (Farina)
11 - Palestra sobre a importância do cinema avant-garde dos anos 20 do séc. XX.

Performance musical do grupo Dimensão Experimental constituído por:

• Odair Silva – Teclados e Gaita de Boca
• Rodrigo Endres – Teclados e Guitarra
• Klaus Farina – Teclados, Guitarra, Flauta e Programação Eletrônica.
• Palestrantes: Gilka Vargas e Iara Noemi (diretoras de arte)
• Fotografia do grupo Dimensão Experimental: Arthur Castilhos
• Câmeras: Yuri Hendrick e Diego Abreu
• Projeto de autoria do grupo Dimensão Experimental
• Músicas compostas e arranjadas pelo grupo Dimensão Experimental
• Produção e Direção: Dimensão Experimental
• Produção Executiva: Klaus Farina
• Edição de imagem: Mauro Amaral, Érico Moraes e Klaus Farina
• Pesquisa Histórica e Direção Geral: Klaus Farina
• Patrocíneo e Apoio: Sindbancários, Snoopy Bar, E O Vídeio Levou, Jornal Vaia e Claus Farina Cia LTDA
• Contatos:
• www.dimensaoexperimental.blogspot.com
• E-mail: clausfarina@yahoo.com.br
• Fones: 51 84294457 ou 51 33325412

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