sexta-feira, 29 de julho de 2011

Agradecimentos

Dimensão Experimental (Álvaro Saboia, Klaus Farina e José Altamiro)Foto: José Altamirio

O grupo Dimensão Experimental vem agradecer a todos amigos, simpatizantes e o público em geral que compareceu e prestigiou mais uma edição do projeto Música, Cinema e Memória inclusive aos patrocinadores e apoiadores: Sindbancários, Cinebancários,Snoopy Bar, IECINE, IEM, MUSECOM, E O Vídeo Levou, e Jornal Vaia. Desde já estão todos convidados para as próximas edições.

Foto: Rose Broca.
Esta fotografia flagra uma das cenas finais do filme "Lès Mystères du Chateau du Dé" (1929) de Man Ray. A sequência musical é o sexto movimento da suíte "Os Mistérios do Castelo de Dados" - "Dois passageiros que permanecerão" - (Farina/Sabóia), que foi musicado e performado ao vivo pelo grupo Dimensão Experimental na segunda feira da semana passada dia 18 de julho no Cinebancários. A suíte em seis movimentos "Os Mistérios do Castelo de Dados" foi composta originalmente por Klaus Farina que escreveu todos os seis movimentos apresentando a música praticamente pronta. Contudo, parecia estar faltando algo no final do sexto movimento que pudesse dar uma integração plena entre imagem e som. Foi então que com uma contribuição adicional de Álvaro Sabóia a suite "Os Mistérios do Castelo de Dados", ganhou um melhor acabamento, digno de um grand finale. A suite "Os Mistérios do Castelo de Dados" foi arranjada coletivamente por todos os integrantes do grupo Dimensão Experimental. Este filme e a música composta especíalmente para esta película tornaram-se os grandes destaques desta segunda edição do projeto "Dimensão Experimental - Música, Cinema e Memória" no Cinebancários conforme opinião do público presente.

Dimensão Experimental caricatura de autoria de Marcus Schulten

Álvaro Saboia em ação. Foto: Rose Broca

Palestrantes: Iara Noemi e Gilka Vargas. Foto: Evandoir Santos
A palestra ministrada por Iara Noemi e Gilka Vargas atingiu um nivel superior das vezes anteriores. A participação do público também vem aumentando o nível da discussão. Entre as colocações do público cabe destacar uma sobre uma possivel e talves provavel influência da filosofia de Nietzsche em vários dos trabalhos destes cineastas experimentais dos anos 1920 como Walter Ruttmann, Hans Richter, Fernand Léger, Man Ray, Ralph Steiner, Viking Eggeling entre outros.

Chegada do público. Foto: Evandoir Santos

Klaus Farina e Álvaro Sabóia confraternizando-se com o público. Foto: Evandoir Santos

Foto do Dimensão Experimental: José Altamirio

Chegada do público por outro ângulo. Foto: Evandoir Santos

Nenhum comentário: