terça-feira, 12 de julho de 2011

Dimensão Experimental - Música, Cinema e Memória (Ruttmann, Eggeling e Richter)



Na próxima segunda-feira dia 18/07/2011 ás 19 horas no Cinebancários (rua General Câmara 424) vai acontecer mais uma edição do projeto Música, Cinema e Memória de autoria do grupo Dimensão Experimental. Nesta ocasião serão performados com musica autoral do Dimensão Experimental os filmes avant-garde dos cineastas Walter Ruttmann (Opus III de 1924), Hans Richter (Inflation de 1928), Viking Eggeling (Symphonie Diagonale de 1924) e Man Ray (Lês Mystères du Chateau du Dé de 1929).
Hoje estamos publicando as biografias de Walter Ruttmann, Viking Eggeling e Hans Richter. Man Ray já teve sua biografia publicada anteriormente quando da edição anterior do Música, Cinema e Memória em abril passado.
O projeto Dimensão Experimental - Música, Cinema e Memória tem o patrocínio do Sindbancários, Cinebancários e Snoopy Bar e apoio do IECINE, IEM, MUSECOM, E O Vídeo Levou e Jornal Vaia.



Walter Ruttmann

Filmstudie (1926) de Hans Richter

WALTER RUTTMANN

Walter Ruttmann (28 de dezembro de 1887 - 15 de Julho de 1941) foi um alemão diretor de cinema e, juntamente com Hans Richter e Eggeling Viking foi um expoente do filme experimental alemão .
Ruttmann nasceu em Frankfurt am Main , ele estudou arquitetura e pintura e trabalhou como designer gráfico. Sua carreira no cinema começou no início de 1920. Seus primeiros curtas-metragens abstratos, "Opus I" (1921) e "Opus II" (1923), foram as experiências com novas formas de expressão cinematográfica, e a influência destes primeiros filmes pode ser visto no trabalho precoce de Oskar Fischinger. Ruttmann e seus colegas do movimento avant garde enriqueceram a linguagem do cinema através de novas técnicas e formas cinematográficas.
Suas abstrações foram apresentadas no início de 1929 em Baden-Baden Festival de reconhecimento internacional apesar de terem sido feitas quase oito anos antes. Juntamente com Erwin Piscator , ele trabalhou no filme experimental Melodie der Welt (1929), embora ele seja mais lembrado por Berlin: Die Sinfonie der Großstadt (Berlim: Sinfonia de uma Grande Cidade, 1927).
Durante o período nazista, ele trabalhou como assistente de diretor de Leni Riefenstahl em O Triunfo da Vontade (1935). Ele morreu em Berlim .
Filmografia Selecione
• Lichtspiel: Opus I (1921)
• Lichtspiel: Opus II (1923)
• Lichtspiel: Opus III (1924)
• Lichtspiel: Opus IV (1925)
• Berlin: Die Sinfonie der Großstadt (1927) em colaboração com Alberto Cavalcanti
• Melodie der Welt (1929)
• Wochenende (1930) [um filme experimental com som apenas, sem imagem]
• Acciaio (Stahl, 1933)
• Altgermanische Bauernkultur (1934)
• Schiff in Not (1936)
• Mannesmann (1937)
• Henkel, ein deutsches Werk em seiner Arbeit (1938)
• Waffenkammern Deutschlands (1940)
• Deutsche Panzer (1940)
• Krebs (1941)

“Opus III” (1924) – 3 min. – Walter Ruttmann

Walter Ruttmann, (que junto com Hans Richter e o pintor sueco Viking Eggeling) foi um dos expoentes do cinema de animação experimental produzido na Alemanha dos anos 1920. Ruttmann produziu entre 1921 e 1925 a série de animação abstrata “Opus” que consistia na manipulação de formas geométricas. Alguns destes filmes foram coloridos à mão.
Opus III de 1924 é um destas seqüências de sonhos animados que serviriam de inspiração para que o próprio Ruttmann fizesse algumas partes do cenário do filme Die Nibelungs (1924) de outro grande cineasta alemão, Fritz Lang.
Em 1927, Walter Ruttmann realizou seu mais importante filme experimental desta fase “Berlin, Symphone of a Great City”, um dia em Berlin (um ano, em 1926, antes Alberto Cavalcanti fez “Rien que les Heures” sobre o cotidiano parisiense) e que influenciaria vários cineastas da época que se depuseram a documentar as grandes metrópoles de seu tempo no que ficou conhecido como “Sinfonias das Cidades”.

Fonte: Wikipédia Inglesa com adaptação, texto e pesquisa de Klaus Farina

VIKING EGGELING

Viking Eggeling(21 de outubro de 1880, Lund - 19 de maio de 1925, Berlim ) foi um artista e cineasta sueco. Sua obra é de importância na área do cinema experimental, e tem sido descrito como o filme absoluta e Música Visual.
Na idade de dezesseis anos, Eggeling mudou para a Alemanha para prosseguir numa carreira artística. Ele estudou história da arte em Milão 1901-1907, sustentando-se trabalhando como contador. Viveu em Paris de 1911-1915, ele estava familiarizado com Amedeo Modigliani , Hans Arp ., e outros artistas da época.
Em Zurique, em 1918, ele foi apresentado a Hans Richter por Tristan Tzara.
Em 1920 eles começaram a experimentar com filmes. Em colaboração com Erna Niemeyer, Eggeling fez um filme chamado Symphonie Diagonale , que foi concluída em 1924 e exibido pela primeira vez mai 1925, pouco antes de sua morte.

“Symphone Diagonale” (1924) 7 min. – Viking Eggeling

Uma obra prima do cinema de animação experimental abstrato é assim que é definido Symphone Diagonale do pintor e cineasta sueco Viking Eggeling.
Eggeling viveu em Paris entre 1911 e 1915, onde desenvolveu a técnica de animação em pinturas. Em 1917, foi para Zurique centro de efervescência do Dadadísmo. Foi lá que conheceu Hans Richter com quem passou a trabalhar. Mantendo-se aferrado no difícil trabalho de animar arabescos, as quais envolviam séries de figuras em seqüência, algo como quadros de um filme de animação, Eggeling, auxiliado por uma namorada, produziu durante o verão de 1923 e concluído no começo de 1924 Symphone Diagonale que só estrearia no ano seguinte.
No entanto, Viking Eggeling não pode estar na premiére, pois adoecera vindo a falecer 16 dias depois da estréia de Symphone Diaggonale.
Alem de deste clássico Eggeling fez outros dois filmes de animação experimental abstrata importante: Parallèle e Horizontale ambos de 1924.

Fonte: Wikipédia Inglesa com adaptação, texto e pesquisa de Klaus Farina

HANS RICHTER (1888 – 1976)

Os primeiros contatos de Richter com arte moderna aconteceram em 1912 através do " Blaue Reiter "e em 1913 através do" Deutsche Erster Herbstsalon "galeria" Der Sturm ", em Berlim. Em 1914 foi influenciado pelo cubismo. Ele contribuiu para a revista Die Aktion, em Berlim. Sua primeira exposição foi em Munique em 1916, e Die Aktion publicada como uma edição especial sobre ele. No mesmo ano ele foi ferido e dispensado do exército indo para Zurique integrando-se no movimento Dadaísta.
Richter acreditava que o dever do artista era para ser ativamente político, contra a guerra e apoiar a revolução. Seus primeiros trabalhos abstratos foram feitos em 1917. Em 1918, ele fez amizade com Viking Eggeling, e os dois experimentaram novas técnicas cinematográficas. Richter foi co-fundador, em 1919, da Associação dos Artistas Revolucionários ("Artistes Radicaux") em Zurique. No mesmo ano, ele criou seu primeiro Prélude (uma orquestração de um tema desenvolvido em onze desenhos). Em 1920 ele era um membro do grupo de Novembro em Berlim e contribuiu para os periódicos holandeses De Stijl .
Ao longo de sua carreira, ele afirmou que seu filme de 1921, Rhythmus 21, foi o primeiro filme abstrato criado. Esta afirmação não é verdade: ele foi precedido pelos italianos futuristas Bruno Corra e Arnaldo Ginna entre 1911 e 1912 (como eles relatam no Manifesto Futurista de Cinema), bem como por seu colega artista alemão Walter Ruttmann, que produzido Lichtspiel Opus 1 em 1920. No entanto, o filme de Richter Rhythmus 21 é considerado um dos primeiros filmes abstratos importantes. Richter se mudou da Suíça para os Estados Unidos em 1940 e tornou-se um cidadão americano. Ele ensinou no Instituto de Técnicas de Cinema no City College de Nova York.
Enquanto vivia em Nova York , Richter dirigiu dois longas-metragens, Sonhos que dinheiro pode comprar (1947) e 8 x 8: Uma Sonata de Xadrez em 8 Movimentos (1957) em colaboração com Max Ernst , Jean Cocteau , Paul Bowles , Fernand Léger , Alexander Calder , Marcel Duchamp , e outros, que foi parcialmente filmado no gramado de sua casa de verão em Southbury, Connecticut .
Em 1957, ele terminou um Dadascope filme intitulado com poemas originais e prosa falada por seus criadores: Hans Arp , Marcel Duchamp , Raoul Hausmann , Richard Huelsenbeck e Kurt Schwitters .
Depois de 1958, Richter passou parte do ano em Ascona e Connecticut e retornou à pintura.
Richter foi também o autor de um relato em primeira mão do movimento Dada intitulado Dada: Art and Anti-Art [6] que também incluiu suas reflexões sobre o emergente Neo-Dada obras de arte.
Filmografia
Dadascope (1961)
8 x 8: A Sonata de Xadrez em 8 Movimentos (1957)
Sonhos que dinheiro pode comprar (1947)
Vom zum Fernsenhbild Blitz (1936)
Keine Zeit für Tränen (1934)
Hallo Todos (1933)
Rádio Europa (1931)
Neues Leben (1930)
Alles dreht sich, alles bewegt sich (1929)
Todos os dias (1929)
Rennsymphonie (1929)
A Tomada da La Sarraz (1929)
Zweigroschenzauber (1929)
Vormittagsspuk ("Ghosts Antes Breakfast", com música de Hindemith ) (1928)
Inflação (1927)
Filmstudie (1926) com música de Darius Milhaud
Rhythmus 25 (1925)
Rhythmus 23 (1923)
Rhythmus 21 (1921)

“Inflation” (1928) – 3 min. – Hans Richter

O tema da inflação nunca havia sido tratado no cinema da forma como Hans Richter se propôs a demonstrar. De maneira irônica e bem humorada Richter trabalhou uma questão que perturbava a sociedade alemã dos anos 1920. É incrível como Richter, em Inflation, um curta-metragem experimental, que através do ritmo em aceleração (do lento ao rápido e deste para o muito rápido) mostra o processo de desvalorização do poder aquisitivo do povo alemão. No filme, os rostos das pessoas expressam perplexidade diante da situação caótica em vivem. Usando a sobreposição de imagens, Richiter foi implacável ao inserir a figura de um banqueiro fumando um charuto bem tranqüilo e satisfeito com seus lucros cada vez maiores indiferente ao que se passa ao seu redor. Em tom de humor mórbido, Richter incluiu o personagem do trabalhador que se espanta ao ler no jornal a cotação do marco, tirando em seguida seu chapéu da cabeça estendendo o braço, vindo a pedir esmola.
A questão da inflação é um tema sempre atual quando refletimos sobre as falhas do sistema capitalista. Inflation é um filme raro e pouquíssimo conhecido inclusive por muitos cinéfilos.
Hans Richter também trabalhou com cinema de animação experimental com sua famosa série, “Rhythmus” produzida durante a primeira metade da década de 1920.

Fonte: Wikipédia Inglesa com adaptação, texto e pesquisa de Klaus Farina

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