quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dimensão Experimental na rádio da Universidade


Programa Sonoridades de ontem, 20h30min, recebeu Klaus Farina - músico, historiador, compositor e produtor cultural & Mozart Dutra (percussão) do grupo Dimensão Experimental. No Sábado e domingo o grupo se apresenta dentro da programação do FSMT. Abaixo vão todas as infos.



OUÇA O PROGRAMA NOS 1080 AM ou via http://www.ufrgs.br/radio/

DEPOIS DA VEICULAÇÃO HOJE À NOITE O PROGRAMA COM KLAUS FARINA E MOZART DUTRA DO DIMENSÃO EXPERIMENTAL FICARÁ DISPONÍVEL ATÉ A PRÓXIMA QUARTA-FEIRA 1º DE FEVEREIRO NO http://www.ufrgs.br/radio/programa.html (CLICANDO EM SONORIDADES)

O grupo Dimensão Experimental apresentará no Fórum Social Mundial Temático, o projeto“Música, Cinema e Memória”. Serão projetados e performados, com musical contemporâneo próprio e ao vivo, vídeos experimentais de artistas dadaístas e surrealistas como Man Ray, Ralph Steiner, Hans Richter, Mário Peixoto, Marcel Duchamp e Len Lye.

O projeto Música, Cinema e Memória, de autoria do grupo DIMENSÃO EXPERIMENTAL, formado por Klaus Farina (teclados/guitarras/flauta/programação eletrônica), Álvaro Sabóia (teclados harmônica e cromática) e Mozart Dutra (percussão), foi lançado em setembro de 2010 na Sala de Cinema Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana. Em 2011, “Música, Cinema e Memória” aconteceu uma vez a cada três meses, sempre às segundas feiras no CineBancários.

FILMES QUE SERÃO PERFORMADOS NO FSMT
“Tusalava” (1929) – 10 min. – Len Lye

Tusalava, foi o primeiro filme realizado na Inglaterra do neo-zelandês Len Lye, que construiu com uma técnica chamada «animação tradicional» ou «cel animation», que consiste na animação de desenhos (no caso, cerca de 4400) feitos em celulóide, onde em que cada quadro é desenhado à mão e depois fotografado. Tusalava é uma animação abstrata onde duas formas orgânicas evoluem a partir de uma relação simbiótica e parasitária. Pontos e círculos entram em contato entre si, reagem e interpenetram-se, absorvem ou separam-se das formas opositoras, criando padrões cada vez mais complexos. O filme captura a mutabilidade da existência, a ambigüidade entre a penetração criadora e a agressão destruidora (canibalizante), a absorção e a síntese.
Infelizmente, a partitura original de Ellitt perdeu-se e Tusalava hoje é exibido como um filme mudo.Em virtude de esta trilha sonora original estar perdida o grupo Dimensão Experimental compôs um tema original homônimo: Tusalava.
Música: Tusalava (Farina / Sabóia / Dimensão Experimental)
Arranjos: Dimensão Experimental

“Inflation” (1928) – 3 min. – Hans Richter

O tema da inflação nunca havia sido tratado no cinema da forma como Hans Richter se propôs a demonstrar. De maneira irônica e bem humorada Richter trabalhou uma questão que perturbava a sociedade alemã dos anos 1920 A questão da inflação é um tema sempre atual quando refletimos sobre as falhas do sistema capitalista. Inflation é um filme raro e pouquíssimo conhecido inclusive por muitos cinéfilos.
Hans Richter também trabalhou com cinema de animação experimental com sua famosa série, “Rhythmus” produzida durante a primeira metade da década de 1920.
Música: Inflação (Farina/Sabóia) Arranjos: Dimensão Experimental


“H 2 O” (1929) – 12 min. – Ralf Steiner

Ralph Steiner (1899-1986), fotógrafo americano e cineasta. After his 1921 graduation from Dartmouth College, where he learned photography, Steiner moved to New York and studied at the Clarence H. White School of Photography. Após sua graduação 1921 do Dartmouth College, onde aprendeu técnicas de fotografia, Steiner se mudou para New York e estudou na Clarence H. WhiteSchool of Photography. Though he subsequently criticized its curriculum as too reliant on 'design, design, design', Steiner's 1920s commercial photography echoed its emphasis on clean modernist composition.Increasingly socially engaged, Steiner turned to a more realist documentary style. Cada vez mais socialmente engajado, Steiner voltou-se para um estilo de documentário mais realista. The shift is particularly apparent in his films: his early abstract study of water and light, H 2 O (1929), scored by Aaron Copland, was followed by documentaries in the 1930s. A mudança é particularmente evidente em seus filmes : o resumo do estudo inicial de água e luz, H 2 O (1929). Um filme rápido e experimental composto em torno do tema da água em todas as suas formas. As a type of cinematic tone poem, it emphasizes rhythm and alteration through the visual qualities of the images and the structure of the editing. Um estudo clássico das amostras de luz e texturas sobre a superfície da água Como um tipo de poema cinematográfico enfatizando o ritmo e alterações através das qualidades visuais das imagens e da estrutura da edição. When the filmmaker moves the camera closer to the reflective surface, the images become more abstract and visually dramatic. Quando o cineasta move a câmera mais próxima da superfície reflexiva, as imagens tornam-se mais abstratas e visualmente dramáticas. This concentration on patterns of movement, shading and texture makes H2O so wonderful.Esta concentração de padrões de movimento, sombreamento e textura fazem de H 2 O uma obra prima.
Músicas: Akvo (Farina/Sabóia) e All Wright (Farina)
Arranjos: Dimensão Experimental

“Anemic Cinema” (1926) 6 min. – Marcel Duchamp

O primeiro filme de Marcel Duchamp “Anemic Cinema” (1926), cujo título brinca com as letras da palavra cinema, põe em movimento esferas rotatórias ou rotoreliefs (discos em que Duchamp desenhou linhas e círculos concêntricos e excêntricos) que, ao girarem, provocam no espectador uma sensação estranha, como uma nova dimensão. Inscritas nos espirais, as letras vão formando frases indecifráveis, compondo um dos fenômenos visuais mais puros, sensíveis e fascinantes, em uma tentativa de se produzir filmes estereoscópicos.
Música: Fórum Social Mundial (Farina)
Arranjos: Dimensão Experimental

“Limite” (1931) Fragmento de 8 min. Mário Peixoto
Limite se destaca por grandes inovações em fotografia e montagem e também por uma narração não linear. Com planos longos e incômodos e enquadramentos precisos, o filme conta a história de um homem e duas mulheres em um barco perdido no mar. Cansados eles param de remar e se conformam com a morte inevitável. Por meio de flashbacks, eles relembram seu passado em uma mistura de sentimentos que vão do desespero inútil à fuga. A partir deste roteiro, o diretor traça uma bela história sobre a passagem do tempo e a condição humana.
Música: Limite (Farina) Arranjos Dimensão Experimental

“Les Mystères du Château de Dé” (1929) – 19 min. – Man Ray

Les Mystères de Château de Dé é um filme surrealista, um jogo pitoresco improvisado de Man Ray num período em que esteve como convidado no Castelo do Conde de Noailles. O filme retrata dois viajantes partindo de Paris para a Villa Nailles, em Hyères. Les Myteres du Château de Dé foi o filme mais longo que Man Ray dirigiu em sua carreira.

Música: Os Mistérios do Castelo de Dados - suíte em seis movimentos (concepção original de autoria de Klaus Farina com colaboração adicional de Álvaro Sabóia no sexto movimento)
I – Os Viajantes: Um jogar de dadas jamais anulará a sorte. (Farina)
II – Viajando a um estranho destino um castelo. (Farina)
III – Personne, Personne: Lês Secrets de la Peinture. (Farina)
IV – Piscinéma: Um jogar de dados jamais anulará a sorte. (Farina)
V – Minerve Casque. (Farina)
VI – Dois passageiros que permanecerão. (Farina / Sabóia)
Arranjos: Dimensão Experimental

“Swing the Lambeth Walk (1939) – 4 min. – Len Lye

Swing the Lambeth Walk (1939), foi um filme de Len Lye de quatro minutos pintado à mão com acompanhamentos de cores, que simulam jogos, motivos visuais para instrumentos musicais. Linhas diagonais aparecem para introduzir frases de piano, expressar círculos, batidas rítmicas de percussão, utilizando-se de listras, ondulações horizontais que podem representar sons de guitarras, linhas verticais pintadas em vermelho, azul profundo, campos de cor verde são apresentados como formas ascendentes em cascata, alem de listras luminosas cônicas como testes visuais que fazem de Swing the Lambeth Walk uma obra de arte em movimento. Para este filme, o grupo Dimensão Experimental adaptou “Fusão Latina”, uma música do álbum “O Mito do Eterno Retorno” por se tratar de um tema onde tudo o que foi dito acima sobre os jogos e motivos visuais do filme se encaixa perfeitamente, um digno casamento entre som e imagem.
Música: Fusão Latina (Farina) Arranjos: Dimensão Experimental
Fonte: www.dimensaoexperimental.blogspot.com

Nenhum comentário: