segunda-feira, 27 de abril de 2015

Cinema no Arquivo - Curta no Almoço (O Comitê)





Na próxima quarta-feira, 29 de abril, às 12h30min, o APERS (Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul), rua Riachuelo nº. 1031 bairro Centro estreia o Curta no Almoço, espaço para exibição de filmes de curta, média e longa duração, fora do circuito comercial. A entrada é franca.


O filme de estreia, O Comitê, de Peter Sykes, 1968, começa com um texto extenso do economista europeu Joseph Schumpter que serve como introdução e explicação da história: “O que mais me toca e para mim parece ser o núcleo do problema, é que o senso de realidade tenha se perdido por completo…”. Esta frase, desde a perspectiva dos anos 1960, é a chave das transformações sociais que viveu o mundo; e, visto desde a nossa atual perspectiva, percebemos que ainda tem vigência.



Nos primeiros minutos do filme, testemunhamos um assassinato bizarro que desencadeia uma série de tensões e conflitos, tendo a burocracia de um lado e a liberdade individual do outro. Esta é uma parábola fascinante sobre o conformismo e o pensamento livre, influenciados pelos questionamentos filosóficos do psiquiatra R. D. Laing e Harold Pinter. Além das questões existencialistas, a trilha sonora é histórica, com o grupo de rock progressivo Pink Floyd e a performance emblemática de The Crazy World of Arthur Brown. Durante 35 anos, este filme foi considerado perdido, alguns historiadores duvidavam até de sua existência real.



A música de "O Comitê" pode ser considerada como o primeiro trabalho do Pink Floyd sem a participação de Syd Barrett, exceto o compacto "It Would Be So Nice"/Julia Dream" que fazia parte das sessões de gravação do segundo álbum "A Saucerfull of Secrets" no qual ele tinha algumas participações inclusive como compositor . Barrett, vencido pelo abuso de LSD, foi substituído por David Gilmour no inicio de 1968. Rick Wright estava no comando do processo criativo desta trilha sonora. Seus teclados são o grande destaque, muito embora os efeitos especiais da guitarra de Gilmour, a percussão de Nick Mason e o baixo de Roger Waters também contribuem substancialmente na arquitetura sonora da música composta para esta película. Uma versão embrionária de "Careful with That Axe, Eugene" está presente num dos momentos mais filosóficos do filme, quando ocorre o debate entre o diretor do Comitê (Robert Langdon Lloyd) e o personagem central (Paul Jones, membro do grupo de rock psicodélico Manfred Man), representando o confronto entre o poder do Estado e o individuo. A incrível performance de The Crazy World of Arthur Brown, interpretando a canção "Nightmare" é um dos pontos altos deste cult film.
O grupo Dimensão Experimental saúda o APERS por mais essa iniciativa. Este projeto do APERS somado ao do Clube de Cultura são boas opções em Porto Alegre para quem é amante da sétima arte e/ou não teve a oportunidade de ver filmes inéditos e de pouca circulação.



Confira o blog do APERS e o link no youtube:

https://arquivopublicors.wordpress.com/2015/04/22/cinema-no-arquivo-estreia-do-curta-no-almoco/


https://www.youtube.com/watch?v=b5hs3IDETcg

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