sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Uma reflexão sobre o neo-fascismo na Grécia, Europa e Mundo e suas consequências é o tema do Cinema Livre do Clube de Cultura de 27/08/2015


Quinta-feira, 27 de agosto, as 19 h. e 30 min. o Cine Clube de Quinta no Clube de Cultura (rua Ramiro Barcelos, 1853), em parceria com o Grupo X exibirá o curta "Brasil um Retorno a Razão!?" (2014) de Klaus Farina (membro do grupo Dimensão Experimental) e depois rolará o longa FASCISM INC.

O grupo Dimensão Experimental apoia mais esta iniciativa do Clube de Cultura, agora em parceria com o Grupo X.


Brasil um retorno a razão!? (2014 – Brasil, 3 min.), de Klaus Farina

“Brasil um retorno a razão!?” é um minidocumentário experimental feito com imagens coletadas no youtube sobre os movimentos de junho de 2013 em contraste com os acontecimentos dos últimos 50 anos ocorridos no Brasil, como o golpe de 1964, a revolta da juventude de 1968, as diretas já de 1984 e o Fora Collor de 1992, mescladas às imagens de filmes experimentais dos anos 1920 como metáforas das engrenagens sociais". A trilha sonora é de autoria de Klaus Farina performada pelo grupo Dimensão Experimental.

FASCISM INC de Infowar Productions (2014, 84 min.)

Este filme apresenta histórias desconhecidas do passado, do presente e do futuro do fascismo e da sua relação com os interesses econômicos em cada época. Da Itália de Mussolini à Grécia sob ocupação Nazi, da Alemanha de Hitler aos modernos fascismos grego e europeu, os autores de “Fascism Inc” demonstram como, em épocas de crise e face à revolta popular, as elites do capitalismo recorrem aos movimentos fascistas como tropa de choque para preservar os seus interesses.


"(...) O cineasta independente grego Aris Chatzistefanou (...) praticamente desenhou para quem se recusa a pesquisar ou pelo menos usar a lógica. A ascensão do nazismo de Adolf Hitler na Alemanha e do fascismo de Benito Mussolini na Itália durante os anos 1920, 1930 e 1940 só foi possível com a colaboração e o suporte financeiro de grandes corporações ainda hoje poderosas: BMW, Fiat, IG Farben (Bayer), Volkswagen, Siemens, IBM, Chase Bank, Allianz… Sem contar, é claro, com os grupos de mídia.


Em Fascismo Inc., o cineasta esmiúça a estreita colaboração de industriais e banqueiros com os nazistas para perseguir e destruir o sindicalismo e os socialistas, a quem chamavam de “terroristas” (qualquer coincidência com o Brasil de hoje será mera semelhança). Detalhe: Hitler extinguiu o Partido Comunista alemão um dia depois de tomar posse". (Socialista Morena).


Dentre os horrores da primeira guerra mundial, uma de suas consequências foi a emersão dos regimes totalitários. O fascismo/nazismo, como no "Ovo da Serpente" de Ingmar Bergman, cuja casca se rompeu encontrando o terreno fértil para sua disseminação. A crise econômica de 1929, pode ser considerada o marco-mor de sua ascensão. As consequências todos sabemos foi a segunda guerra mundial, o holocausto, milhões de mortes, antissemitismo, eugenia, racismo, a homofobia e todo tipo de preconceito estupido fruto das mentes obtusas. Findo o conflito mundial esperava-se que este horror nunca mais prosperasse, entretanto, ele se manisfestou nos regimes ditatoriais mundo a fora, incluindo as ditaduras da latino-americanas.. O pior é que mesmo após a redemocratização, os grupos de extrema direita no mundo parecem estar ganhando terreno seja através fanatismo religioso, ou quais quer formas de manifestações antidemocráticas, associadas aos interesses dos grandes grupos capitalistas neo-liberais. Estamos como que retrocedendo, vendo um pensamento obtuso tomar conta, sem haver algum tipo de reflexão. A intolerância, o desrespeito aos diretos humanos, a xenofobia são apenas alguns exemplos desta maré conservadora mundial.

O projeto Música, Cinema e Memória do grupo Dimensão Experimental, que tem como objetivo, o resgate e uma releitura da linguagem do cinema silencioso, vem performando filmes que denunciam estas praticas antidemocráticas, muitos com temáticas sociais.

Em 2011 e 2012 performamos Inflation (1927) de Hans Richiter sobre os males da inflação e em 2014/15 temos performando o documentário autoral "1914" de Klaus Farina (membro do Dimensão) sobre a primeira guerra mundial.
Parabenizamos o Clube de Cultura e o Grupo X por mais esta iniciativa.


Dimensão Experimental performando o filme inflation (1927) de Hans Richiter na sala Eduardo Hirtz CCMQ durante o Fórum Social Mundial Temático de 2012.

Nenhum comentário: