quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

David Gilmour, em Porto Alegre - Um baita show


David Gilmour, o lendário guitarrista do Pink Floyd abriu o show da turnê Rattle that Lock, na Arena do Grêmio, diante de um público de cerca de 40 mil pessoas.

O show abriu com a faixa de abertura do novo álbum Rattle that Lock, “5AM”. Gilmour deu a deixa para a embalada música que dá nome ao disco e à turnê para os gritos e embalos do eclético público presente ao estádio do Grêmio. Seguiu-se Faces of Stone para após tocar uma das mais clássicas canções da carreira do Pink Floyd, “Wish you Were Here”, música de 1975, do disco homônimo, presente em qualquer roda de violão e festa de gente com mais de 40 anos de idade ou dos mais jovens antenados.


Na primeira meia hora de show, ainda houve tempo para "A Boat Lies Waiting", uma tocante, comovente e linda homenagem ao mais musical dos integrantes do Pink Floyd em minha opinião: Rick Wright. Nesta canção Gilmour usou uma fala do falecido tecladista o que conferiu a homenagem um brilho a mais. Conforme em algumas entrevistas "A Boat Lies Waiting" vinha sendo gestada a pelo menos uns 20 anos e chegou a contar com alguma contribuição de Rick Wright.

A apresentação continuou com "The Blue", com aquele solo estendido de guitarra deu sequência ao show. A histeria do público voltou na sétima música, quando a caixa registradora marcou e os apaixonados pelo disco The Dark Side of the Moon ou por dinheiro, começaram a entoar e a se embalar com “Money”.


Com “In Any Tongue”, Gilmour deu sequência a quarta das sete músicas do disco solo mais recente de 2015, e o povo cantou junto “I know sorrow tastes the same on any tongue”, um primor da pena sábia da letrista, a jornalista e escritora britânica, Polly Samson, a companheira de Gilmour desde 1994. Para dar progressividade e psicodelismo a primeira hora de show antes do intervalo de 20 minutos, Gilmour atacou de “High Hopes”, de “The Division Bell”, de 1994, outra música com letra de Polly e que trata do individualismo e de algumas coisas simples da vida.


Com sua slide guitar e seu violão, os longos e intensos solos, Gilmour levou o público ao êxtase, bem como o impressionante vídeo no telão circular de LED mostrando imagens quase psicodélicas de campos ingleses, além do solo de sax do curitibano João Melo. Após uma hora de show, Gilmour agradeceu com um obrigado em português e fez um intervalo de 20 minutos para retornar com "Astronomy Domine", clássico do álbum de estreia The Piper at the Gates of dawn de 1967 com letra e música do genial “madcap” Syd Barrett.



Gilmour presenteou o público com alguns clássicos do Pink Floyd, como "Shine on You Crazy Diamond", "Fat Old Sun" e "Coming Back to Life", entremeadas com a levada meio jazzística da recente "The Girl in Yellow Dress", não sem antes apresentar a banda com Phil Manzanera (guitarras e backing vocals), Guy Pratt (baixo), Jon Carin (teclados e guitarras), Kevin McAlea (teclados e acordeon), Steve DiStanislao (bateria, percussão) e os backing vocals Graham Nash e Lucia Jules e o brasileiro João Melo (sax). Com Run Like Hell ele encerrou o set de 2h20min e agradeceu a adorável audiência de Porto Alegre. "Nos vemos qualquer dia destes", prometeu. Aos gritos de “Olé, Olé, Gilmour, Gilmour”, ele voltou para um bis com duas músicas e aí duas clássicas do The Dark Side of The Moon e do The Wall: “Time” e “Confortably Numb” para o grito enlouquecido do público. Foram interpretadas músicas de várias fazes da carreira do Pink Floyd, discos como: The Piper at the Gates of Dawn (1967), Atom Heart Mother (1970), The Dak Side of the Moon (1973), Whish You Were Here (1975), The Wall (1979), A Momentary Lapse of Reason (1987) e The Division Bell (1994).

Em resumo um baita show de música, luzes, cores e emoção.



Confira o setlist do show:

Set 1
• 5 A.M
• Rattle That Lock
• Faces Of Stone
• Wish You Were Here
• A Boat Lies Waiting
• The Blue
• Money
• Us And Them
• In Any Tongue
• High Hopes

Set 2
• Astronomy Domine
• Shine On You Crazy Diamond
• Fat Old Sun
• On An Island
• The Girl In The Yellow Dress
• Today
• Sorrow
• Run Like Hell

Bis
• Time / Breathe
• Comfortably Numb

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