quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Pink Floyd no cinema - Zabriskie Point 1970 - No Clube de Cultura amanhã.



Amanhã dia 1º de dezembro ás 19h.30min. vai acontecer mais uma edição do ciclo de filmes "Pink Floyd no Cinema" no Clube de Cultura de Porto Alegre, rua Ramiro Barcelos, 1853 com a exibição de Zabriskie Point.

Zabriskie Point de Michelangelo Antonioni foi lançado em 1970 apresenta o movimento de contracultural nos EUA na época. A história é centrada em um jovem casal — uma secretária idealista e um militante radical — que passa uma mensagem "anti-establishment". O nome refere-se ao marco natural Zabriskie Point, no Vale da Morte, na Califórnia, EUA, local onde ocorreram algumas filmagens.
O roteiro foi escrito por Antonioni, pelo amigo cineasta Franco Rossetti, pelo escritor de peças teatrais Sam Shepard, Tonino Guerra e Clare Peploe, esposa de Bernardo Bertolucci. O filme foi o segundo de uma série de três em inglês que Antonioni realizou conforme contrato com o produtor Carlo Ponti para ser distribuído pela MGM. Os outros dois filmes foram Blowup (1966) e The Passenger (1975).


No início do filme são mostradas em estilo documental imagens de uma discussão de alunos universitários de Los Angeles que planejam uma greve e a melhor estratégia para enfrentar a previsível repressão policial. Os alunos negros discutem com os brancos sobre o real engajamento na causa de cada um até que Mark, um estudante rebelde que viera pela primeira vez a um encontro do grupo, levado pelo seu companheiro de quarto, deixa a reunião afirmando "disposto a morrer mas não de tédio". Os outros estudantes criticam e ironizam seu "individualismo". Durante a greve, a polícia ataca duramente os estudantes e cerca um grupo de negros, atirando em um aparentemente armado que fugia do gás lacrimogênio. Mark, que chegava ao local, aponta uma arma para um policial que é atingido e morto por um disparo, mas não fica claro quem foi que atirou. O estudante foge do local e rouba um avião do Aeroporto Municipal Hawthorne, e segue voando sobre o deserto. Enquanto isso, a secretária Daria, que trabalha para o poderoso empresário imobiliário (e provável amante) Lee Allen, parte num velho carro Buick da década de 1950 e ruma para Fênix no Arizona, através de uma estrada que cruza o deserto. Mark avista Daria de seu avião e faz manobras arriscadas, jogando-lhe uma peça de roupa. Os dois se encontram logo depois num bar, quando Mark tentava abastecer sem sucesso seu avião. Mark pega uma carona com Daria até um posto de gasolina próximo e os dois fazem uma parada em Zabriskie Point, quando então iniciam uma relação amorosa. Contrariando Daria, todavia, Mark decide voltar para Los Angeles e devolver o avião roubado, mesmo sabendo que corre risco de vida pois a moça ouvira no rádio que ele era suspeito de ter atirado no policial.




Este filme teve como atores principais Mark Frechette e Daria Halprin, ambos sem experiência artística anterior.
Enquanto estava nos Estados Unidos em 1966 para a premiere de Blowup, um surpreendente sucesso de bilheteria, Antonioni leu um artigo de jornal sobre um jovem que roubara um aeroplano e que fora morto ao tentar voltar para Fênix, no Arizona. O diretor achou que esse poderia ser o fio condutor de seu próximo filme. Após escrever muitos esboços, ele contratou o dramaturgo Sam Shepard para preparar um roteiro. Shepard, Antonioni, o cineasta italiano Franco Rossetti, o colaborador frequente do diretor Tonino Guerra e Clare Peploe (mais tarde esposa de Bernardo Bertolucci) colaboraram no trabalho.


A maior parte do elenco era de atores profissionais, como Rod Taylor, e G.D. Spradlin, em um de seus primeiros papeis. Paul Fix, amigo e instrutor de cena de John Wayne que apareceu em muito de seus filmes, interpreta o proprietário do bar no Deserto de Mojave. Kathleen Cleaver, participante dos Panteras Negras e esposa de Eldridge Cleaver, aparece nas cenas semidocumentais do início do filme.
Filmado no começo de julho de 1968 em Los Angeles, muitas das locações ocorreram no centro e sudeste da área central da cidade. Exteriores em art deco de Richfield Tower foram mostrados em algumas cenas antes de serem demolidos em novembro daquele ano. As várias imagens do campus universitário, exceto a da reunião dos estudantes, foram realizadas na Faculdade Comunitária Contra Costa em San Pablo, Califórnia. A produção depois se moveu para Carefree, Arizona, próxima de Fênix e do Vale da Morte e alugou uma mansão na cidade, construindo uma réplica no Southwestern Studio para os efeitos especiais da explosão na sequência final

.

Depois de terem feito o filme, Mark Frechette e Daria Halprin mudaram-se para a mesma comuna da Califórnia. Halprin casou-se com Dennis Hopper em 1972. Em 1973, Frechette participou de um assalto a banco no qual um de seus cúmplices, Christopher Thien, foi morto. Ele foi condenado a quinze anos de prisão, e morreu na prisão sob circunstâncias suspeitas.

A Música de Zabriskie Point

Inicialmente a trilha sonora de Zabriskie Point era para ter sido exclusividade do Pink Floyd. Em novembro de 1969 Rick Wright, Roger Waters, Nick Mason e David Gilmour viajaram para a Roma com o intuito de compor e gravar a música do filme. O Pink Floyd vinha de uma bem sucedida sequência de trilhas sonoras de filmes como O Comitê (1969) e More (1969). Antonioni conhecera o Pink Floyd em 1966 e em fins de 1968 ouvira "Careful with That Axe, Eugene" e ficara maravilha a ponto de contrata-los para fazer a trilha sonora de Zabriskie Point.


Contudo, o processo foi nas palavras de Roger Waters um inferno. Segundo o baixista Antonioni nunca ficava satisfeito. No final apenas três músicas do material gravado foram aproveitadas. Das músicas não aproveitadas, Richard Wright escreveu uma canção chamada "The Violent Sequence" para o filme . Antonioni a rejeitou por considerá-la inapropriada e preferiu sincronizar com o final violento uma regravação de outra música do grupo, chamada "Careful with That Axe, Eugene" e renomeada para "Come in Number 51, Your Time Is Up". Roger Waters afirmou em Classic Albums - Pink Floyd - Making The Dark Side Of The Moon que, enquanto Antonioni amava a canção, ela a fazia se "sentir doente". Posteriormente a música rejeitada foi retrabalhada dentro da nova composição "Us and Them", faixa do álbum The Dark Side of the Moon de 1973 . "The Violent Sequence" permaneceu inédita até ser incluída em 2011 num pacote de Dark Side of the Moon, sendo chamada de "Us and them (Richard Wright Demo)". Ouvindo o material rejeitado ficamos com a impressão de Antonioni tinha pouca percepção musical. Havia muita coisa boa naquelas composições não utilizadas e o exemplo claro é justamente essa composição de Rick Wright.


Outras canções do Pink Floyd descartadas pelo filme foram lançadas como "bônus" no lançamento em CD de 1997 da trilha sonora do filme, inclusive composições de Jerry Garcia.
John Fahey que voara de Roma para gravar algumas músicas para o filme, não foi aproveitado. As versões de Fahey e outros divergem. Contudo, um trecho de The Dance of Death & Other Plantation Favorites ou simplesmente Dance of Death foi aproveitado no filme. Antonioni visitou a banda The Doors enquanto gravavam o álbum L.A. Woman e quis incluí-los na trilha sonora. The Doors gravaram "L'America" para Zabriskie Point mas também não foi aproveitada.


Por conta da crítica social ao consumismo capitalista e por causa das cenas sexuais no deserto Zabriskie Point foi censurado em vários países inclusive no Brasil.


Trilha sonora original de 1970

Pink Floyd – "Heart Beat, Pig Meat" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 3:11
Kaleidoscope – "Brother Mary" (David Lindley) – 2:39
Grateful Dead – "Dark Star" (amostra) (Jerry Garcia/Mickey Hart/Robert Hunter/Bill Kreutzmann/Phil Lesh/Ron "Pigpen" McKernan/Bob Weir) – 2:30
Pink Floyd – "Crumbling Land" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 4:13
Patti Page – "Tennessee Waltz" (Pee Wee King/Redd Stewart) – 3:01
The Youngbloods – "Sugar Babe" (Jesse Colin Young) – 2:12
Jerry Garcia – "Love Scene" (Jerry Garcia) – 7:02
Roscoe Holcomb – "I Wish I Was a Single Girl Again" (Roscoe Holcomb/Traditional) – 1:54
Kaleidoscope – "Mickey's Tune" (David Lindley) – 1:40
John Fahey – "Dance of Death" (John Fahey) – 2:42
Pink Floyd – "Come in #51, Your Time Is Up" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 5:01

Disco bônus, edição de 1997

Jerry Garcia – "Love Scene Improvations" (Version 1) (Jerry Garcia) – 6:18
Jerry Garcia – "Love Scene Improvations" (Version 2) (Jerry Garcia) – 8:00
Jerry Garcia – "Love Scene Improvations" (Version 3) (Jerry Garcia) – 7:52
Jerry Garcia – "Love Scene Improvations" (Version 4) (Jerry Garcia) – 8:04
Pink Floyd – "Country Song" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 4:37
Pink Floyd – "Unknown Song" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 6:01
Pink Floyd – "Love Scene" (Version 6) (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 7:26
Pink Floyd – "Love Scene" (Version 4) (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 6:45

O grupo Dimensão Experimental apoia mais essa iniciativa do Clube de Cultura de Porto Alegre.

Nenhum comentário: