quarta-feira, 7 de junho de 2017

Cine Clube de Cultura - Ciclo Pioneiras no Cinema - Alice Guy amanhã as 19h30min. - entrada franca


A programação de cinema do Clube de Cultura de Porto Alegre tem como atração neste mês as pioneiras no cinema exibindo 3 filmes de algumas delas e 01 documentário.

Na semana passada foi exibido "E a Mulher Criou Hollywood, das irmãs Clara Kuperberg e Julia Kuperberg, que mostra o trabalho inovador e precursor de mulheres que estavam à frente de projetos cinematográficos considerados, na época, marginais. Quando os estúdios estadunidenses começaram a crescer e o lucro das produções populares começou a se tornar evidente, uma grupo de homens toma o lugar dessas trabalhadoras ao constatar o quão lucrativa a atividade estava se tornando.


Hoje é a vez da pioneira Alice Guy-Blaché (01/07/1873, França - 24/03/1968, EUA) que, historicamente, é considerada não somente a primeira diretora de um filme narrativo, seis meses antes de Griffith, como também a primeira pessoa a dirigir um filme. Ela escreveu, produziu e dirigiu um filme no pátio do estúdio de Gaumont, usando técnicas especiais que aprendeu com a fotografia. Foi por meio de seu trabalho que nasceu o que, até hoje, é conhecido como papel de direção. Serão exibidos vários curtas importantes de sua carreia.

Alice descobriu o cinema após participar de uma demonstração, realizada pelos irmãos Lumière, de uma câmera de 60 milímetros. Ela ficou tão inspirada com a projeção de "La Sortie de l'usine Lumière à Lyon" que pediu a câmera emprestada de Gaumont, chamada posteriormente de Gaumont Chronophotographe, para filmar um famoso conto francês. Foi assim que nasceu seu primeiro filme: "The Cabbage Fairy", uma comédia sobre uma fada que cria crianças dentro de um repolho.


Ela escreveu, produziu e dirigiu o filme no pátio do estúdio de Gaumont, usando técnicas especiais que aprendeu com a fotografia. Foi através de Alice que nasceu o papel de um diretor como o conhecemos até hoje. Ela introduziu a ideia da narrativa no cinema e, por mais de duas décadas, criou dezenas de curtas e longas-metragens por ano (incluindo "In The Year of 2000, When Women Are In Charge").


Alice é considerada uma pioneira em todos os aspectos do cinema, como a escalação de um elenco diversificado - ela dirigiu "A Fool and His Money" (1912) com um elenco todo composto por atores negros - e na realização de filmagens com centenas de figurantes.

Em um de seus primeiros projetos, ela se apaixonou pelo inglês Herbert Blaché. Depois de se casar em 1907, eles se mudaram para Nova Jersey, onde Alice fundou seu próprio estúdio de cinema, "The Solax Company", e começou a produzir um filme por semana. Dentro de alguns anos, porém, Herbert teve um caso com uma jovem atriz e se mudou para Hollywood, deixando Alice falida após o divórcio. Forçada a leiloar sua parte do estúdio e voltar para a França em 1922, Alice nunca fez outro filme.


Seu último projeto foi realizado em 1920 e Alice quase morreu ao contrair a gripe espanhola durante as filmagens. Após sua falência e seu divórcio, ela não conseguiu ganhar a vida fazendo filmes. Existem boatos que ela se isolou temporariamente após a perda de Solax. No entanto, Alice escreveu um livro de memórias, onde revelou que seu verdadeiro amor sempre foi o cinema. Ao todo foram mais de 1000 filmes criados por ela.

O Cine Clube de Cultura acontece nas quintas-feiras, às 19h30min (exceto feriados).
Confira a programação e participe.
A entrada é gratuita.

01 de junho – E a Mulher Criou Hollywood (2016, 52min), de Clara Kuperberg e Julia Kuperberg
08 de junho – Alice Guy - Pioneiros Do Cinema (1906, 100min)
22 de junho – As Aventuras do Príncipe Achmed (1926, 65min), de Lotte Reiniger
29 de junho – O Ébrio (1946, 125min), de Gilda de Abreu

Horário: 19h30min.

Entrada gratuita

Clube de Cultura, rua Ramiro Barcelos, 1853.

Apoio E O Vídeo Levou.

O grupo Dimensão Experimental apoia mais essa iniciativa do Clube de Cultura de Porto Alegre.

Nenhum comentário: