segunda-feira, 19 de junho de 2017

Cine Clube de Cultura - Pioneiras no Cinema - Lotte Reiniger "As aventuras do Príncipe Achmed" (1926)


A programação de cinema do Clube de Cultura de Porto Alegre tem como atração neste mês as pioneiras no cinema exibindo 3 filmes de algumas delas e 01 documentário.

Esta semana é a vez da animação "As aventuras do príncipe Achmed" de 1926.


As Aventuras do Príncipe Achmed, é um jogo simples de luzes e sombras, um conceito surgido e popularizado na China, de onde são oriundas as famosas caixas de sombras.
As figuras do filme, repleto de batalhas, comédia, romance, magia e confrontos com pequenos demônios, foram recortadas e manipuladas à luz de câmara pela realizadora.


Lotte Reiniger (1899 a 1981), foi uma cineasta alemã importante. Uma pioneira esquecida. O primeiro longa-metragem de animação não foi feito pela Walt Disney, mas sim por ela. Apesar de ser uma influência continuada, Reiniger é mais conhecida no exterior do que em seu país.
"As Aventuras do Prince Achmed" é uma produção alemã da diretora, e foi baseado nas histórias de "As Mil e Uma Noites". Para a confecção dos personagens e das paisagens foram utilizados cartolinas recortadas, formando figuras em silhuetas vazadas, com resultado de extrema delicadeza.



Lotte Reiniger precisou de três anos inteiros para seu filme. Para cada segundo de filme, produziam-se 24 imagens isoladas, num total de cerca de 100 mil para os 66 minutos da pelicula.
O trabalho de Lotte Reiniger tinha que ser extremamente exato. Cada figura precisava ser movida com precisão milimétrica na cena, senão seus movimentos não resultavam fluentes, as sombras pareciam sem vida e rígidas. Mas, apesar das conquistas técnicas grandiosas dela e de sua equipe, os filmes da animadora caíram praticamente no esquecimento, na Alemanha.


Reiniger é uma força inovadora da técnica de animação cinematográfica. Juntamente com seu marido, Carl Koch, ela desenvolveu uma mesa de animação em vários níveis, sobre a qual pendia uma câmera multiplano.
A invenção do casal consistia de uma mesa com uma abertura no meio, a qual era coberta por uma placa de vidro. Sobre esta repousava papel transparente, com as figuras recortadas arrumadas em cima. A placa era então iluminada por baixo, acentuando as silhuetas das figuras de sombra.
Montando-se várias placas de vidro umas sobre as outras, era possível criar profundidade fílmica, com a impressão de que as figuras se moviam através de paisagens com diferentes planos. Isso servia para imitar de modo excelente o movimento das ondas do mar, por exemplo.
Lotte Reiniger cresceu na Berlim da década de 1920, uma cidade excitante e cheia de vida. Em sua mesa de animação nasceram numerosas obras artísticas, como Cinderela (1920), Carmen (1933),O coração roubado (1933) ou Papageno (1935). Este último, baseado na personagem da ópera mozartiana A flauta mágica, demonstra bem o grau de realismo alcançado por Reiniger com sua técnica.


Em suas películas, a cineasta recorreu insistentemente aos temas de contos de fada, mitos e libretos de ópera: Assim ela se descrevia: "Sou obcecada por balé, filme e teatro, e tenho uma tara por Mozart".
Em 1981, ela faleceu nas proximidades de Tübingen. Na Alemanha, seu nome parece ter caído no esquecimento, mas, em compensação, no exterior ela é conhecida e valorizada até hoje. A produção As aventuras do Príncipe Ahmed pode ser assistida em todo o mundo através das bibliotecas dos diferentes Institutos Goethe, onde é um dos filmes mudos mais emprestados.


O Cine Clube de Cultura acontece nas quintas-feiras, às 19h30min (exceto feriados).
Confira a programação e participe.
A entrada é gratuita.

01 de junho – E a Mulher Criou Hollywood (2016, 52min), de Clara Kuperberg e Julia Kuperberg
08 de junho – Alice Guy - Pioneiros Do Cinema (1906, 100min)
22 de junho – As Aventuras do Príncipe Achmed (1926, 65min), de Lotte Reiniger
29 de junho – O Ébrio (1946, 125min), de Gilda de Abreu

Horário: 19h30min.

Entrada gratuita

Clube de Cultura, rua Ramiro Barcelos, 1853.

Apoio E O Vídeo Levou.

O grupo Dimensão Experimental apoia mais essa iniciativa do Clube de Cultura de Porto Alegre.

Nenhum comentário: