segunda-feira, 3 de julho de 2017

Cine Clube de Cultura - Ciclo 50 anos da Contracultura - Human Be In e Pink Floyd London 66/67, quinta dia 6 de julho.


A década de 1960 foi marcada por vários acontecimentos, em especial, por uma grande transformação cultural. Neste contexto, a contracultura e a luta pelos direitos civis emerge como contraponto ao constante estado de paranoia por conta da Guerra Fria e do establishment.

Surge, assim, grupos de jovens organizados que protestam contra a guerra fria, por meio de manifestaçães que buscam a liberação do indivíduo, o paradise now, culminando, em 1967, com o início da era dos grandes festivais. Nomes como Ravi Shankar, The Mamas & the Papas, Canned Heat, Country Joe and the Fish, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, Grateful Dead e The Who, entre outros, fizeram parte da trilha sonora deste movimento hippie.


Por isso, o Cine Clube de Cultura, no mês de julho, apresentará uma programação voltada para os 50 anos da Contracultura.

O Cine Clube de Cultura acontece nas quintas-feiras, às 19h30min (exceto feriados).
Confira a programação e participe.
A entrada é gratuita.

06 de julho – Human be-in, San Francisco/EUA (1967) e Pink Floyd London 66-67 (1967)

13 de julho – Technicolor dream (1967) – Londres/Inglaterra

20 de julho – Monterey Pop (1967)

27 de julho – Festival de rock de Praga (1º Beat Festival - 1967) e Beat Club (1967)
Entrada gratuita

Local: Clube de Cultura, rua Ramiro Barcelos, 1853.


Human Be In - 1967 (39 min.)

O Human Be-In de 14 de janeiro de 1967 foi anunciado na capa da quinta edição do Orçamento de São Francisco como "Um Encontro das Tribos". A ocasião foi uma nova lei da Califórnia que proíbia o uso do LSD e de drogas psicodélicas que entrou em vigor em 6 de outubro de 1966. Os palestrantes da manifestação foram todos convidados por Bowen, o principal organizador. Eles incluíram Timothy Leary em sua primeira aparição em São Francisco, que tomou o tom naquela tarde com sua famosa frase " Ativar, sintonizar, abandonar " e Richard Alpert (que logo será conhecido como " Ram Dass ") e poetas como Allen Ginsberg , que cantou mantras , Gary Snyder e Michael McClure. Outros gurus da contracultura incluíram o comediante Dick Gregory , Lenore Kandel , Lawrence Ferlinghetti , Jerry Rubin e Alan Watts.



A música foi fornecida por uma série de bandas de rock locais , incluindo Jefferson Airplane , The Grateful Dead , Big Brother e Holding Company , e Quicksilver Messenger Service , que tinham vinham se apresentando no Fillmore e Avalon Ballroom desde fevereiro de 1966. "O químico subterrâneo" Owsley Stanley forneceu quantidades maciças de seu LSD "White Lightning", especialmente produzido para o evento.


Os meios de comunicação americanos ficaram atônitos, com a publicidade sobre este evento que levou um grande movimento de massas de jovens de toda a América para Haight-Ashbury, o bairro Boêmio hippie de San Francisco . Cerca de 20,000 pessoas apareceram no Human Be-In. A partir, de então cada nova reunião foi um "-In" de algum tipo: apenas 4 semanas depois foi o Fly-In humano de Bob Fass , seguido do Sweep-In entre outros, culminado com o "Magic Mountain Festival" em 10 e 11 de junho de 1967, abrindo o "Verão do Amor" em San Francisco, e do "Monterrey Pop Festival" de 16 a 18 do mesmo mês.


O Human Be-In foi mais tarde recordado pelo poeta Allen Cohen (que ajudou o artista Bowen no trabalho organizacional, como uma fusão necessária que reuniu facções filosoficamente opostas da atual contracultura de São Francisco: em Um lado, os radicais de Berkeley, que estavam tentando aumentar a militância em resposta às políticas de guerra do Vietnã do governo dos EUA e, por outro lado, os hippies não políticos Haight-Ashbury, que pediram protestos pacíficos. Seus meios eram drasticamente diferentes, mas eles mantiveram muitos dos mesmos objetivos.


A contracultura que surgiu no "Human Be-In" encorajou as pessoas a "questionar a autoridade" em relação aos direitos civis , direitos das mulheres e direitos dos consumidores . Os jornais subterrâneos e as estações de rádio serviram de mídia alternativa . O Human Be In foi o ponto de partida para os grandes festivais como Monterrey Pop de 1967, Beat Festival de Praga em fins de 1967, Festival de Roma de 1968, Woodstock Festival de 1969, Festival da Ilha de Wight de 1970, Festival da Holanda (1970) entre tantos outros. No Brasil também aconteceram festivais contraculturais como o Festival de Águas Claras de 1975 e o Cio da Terra de 1982 no Rio Grande do Sul.



Pink Floyd London 66 67 de Peter Whitehead (31 min.)

Este filme documentário contém como trilha sonora apenas uma parte dos resultados de duas sessões gravadas em 11 e 12 de janeiro de 1967, nas Sound Techniques em Londres. O grupo da banda na época era Syd Barrett , Nick Mason , Roger Waters e Rick Wright .

As sessões foram co-financiadas pelo cineasta Peter Whitehead como parte de um documentário que ele estava fazendo sobre o cenário social de Londres, chamado "Tonite Let's All Make Love in London", chamado de uma linha em um poema de Allen Ginsberg . De acordo com as notas do CD, Whitehead estava tendo um caso com a namorada de Barrett, que o convenceu a incluir o Floyd em seu filme.


Whitehead acabou usando partes de "Interstellar Overdrive" e "Nick's Boogie" em seu filme. Infelizmente, o álbum de trilha sonora lançado em 1968 incluiu três versões truncadas de "Interstellar Overdrive", e nada mais do Floyd. O produtor Joe Boyd levou as outras duas músicas gravadas durante as sessões, "Arnold Layne" e "Candy and a Current Bun", para a EMI. A EMI assinou a banda e emitiu as músicas como um único 11 de março de 1967, no seu rótulo Columbia. Apesar de uma proibição de rádio na Inglaterra - "Arnold Layne" documenta o estúpido e sórdido conto de uma cortinadeira ladrona - alcançou o número 20 no Reino Unido, mas não quebrou o gráfico nos Estados Unidos.


Não foi até 1990 que a versão completa de "Interstellar Overdrive", considerada por muitos como a melhor gravação desse clássico instrumental, foi adicionada à trilha sonora, juntamente com o "Nick's Boogie", anteriormente inédito, um tema instrumental ao longo das linhas de "A Saucerful of Secrets" e "Careful With That Axe, Eugene".

Em 1995, as duas faixas perdidas foram emitidas em conjunto como o "London '66-67" EP, incluindo uma breve história da banda até o momento das gravações, e várias fotos da sessão e similares.


O Grupo Dimensão Experimental apóia mais essa atividade do Clube de Cultura de Porto Alegre.

Nenhum comentário: