terça-feira, 18 de julho de 2017

Cine Clube de Cultura - Ciclo 50 anos da Contracultura - Monterrey Pop 1967 - quinta dia 20/07/2017 às 19h.30min. Entrada Franca


A década de 1960 foi marcada por vários acontecimentos, em especial, por uma grande transformação cultural. Neste contexto, a contracultura e a luta pelos direitos civis emerge como contraponto ao constante estado de paranoia por conta da Guerra Fria e do establishment.

Surge, assim, grupos de jovens organizados que protestam contra a guerra fria, por meio de manifestações que buscam a liberação do indivíduo, o paradise now, culminando, em 1967, com o início da era dos grandes festivais. Nomes como Ravi Shankar, The Mamas & the Papas, Canned Heat, Country Joe and the Fish, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, Grateful Dead e The Who, entre outros, fizeram parte da trilha sonora deste movimento hippie.

Por isso, o Cine Clube de Cultura, no mês de julho, apresentará uma programação voltada para os 50 anos da Contracultura.

O Cine Clube de Cultura acontece nas quintas-feiras, às 19h30min (exceto feriados).
Confira a programação e participe.
A entrada é gratuita.

06 de julho – Human be-in, San Francisco/EUA (1967) e Pink Floyd London 66-67 (1967)

13 de julho – Technicolor dream (1967) – Londres/Inglaterra

20 de julho – Monterey Pop (1967)

27 de julho – Festival de rock de Praga (1º Beat Festival - 1967) e Beat Club (1967)
Entrada gratuita

Local: Clube de Cultura, rua Ramiro Barcelos, 1853.



O Festival Internacional de Música Pop de Monterey foi um evento de de três dias de shows realizado de 16 a 18 de junho de 1967 no Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia . As estimativas de multidão para o festival variaram entre 25.000 e 100. 000 pessoas, que se reuniram em torno dos terrenos próximos do festival. O Estádio onde a música ocorreu, teve uma capacidade de festival aprovada de 7.000, mas foi estimado que 8.500 estiveram para o show de sábado à noite, com muitos participantes extras em pé nos lados da arena. Os frequentadores do festival que queriam ver as apresentações musicais eram obrigados a receber um bilhete de "todos os shows" ou um bilhete separado para cada um dos cinco eventos de concertos programados que queriam participar na arena: sexta à noite, sábado à tarde E a noite, e domingo à tarde e à noite. Os preços dos ingressos variaram de acordo com o local, variando de 3 a 6,50 dólares (22 a 47 dólares, ajustado pela inflação).



Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada à instituições de caridade. Monterey foi a primeira apresentação nos EUA de Jimi Hendrix (que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney) e do The Who, sendo também a estreia para a grande público de Janis Joplin e Otis Redding (que morreria tragicamente alguns meses depois).

Monterrey Pop foi uma sequência natural do Human Be-In em San Francisco realizado no Golden Gate Park em 14 dejaneiro de 1967 e do Tecnicolor Dream no Alexandra Palace em Londres realizado em 29 de abril do mesmo ano.



O Monterey Pop Festival incorporou o tema da Califórnia como ponto focal para a contracultura e geralmente é considerado om começo do " Verão do Amor " em 1967; , o primeiro grande festival de rock tinha sido realizado apenas uma semana antes no Monte Tamalpais, no Marin County ,o Festival de Música Magic Mountain.
Como Monterey foi amplamente promovido e fortemente atendido, apresentou performances históricas e foi objeto de um popular filme documental teatral, tornou-se Uma inspiração e um modelo para futuros festivais de música, incluindo o Festival Woodstock , dois anos depois em 1969.




O festival foi planejado em sete semanas por John Phillips de The Mamas & the Papas , o produtor de discos Lou Adler , Alan Pariser e o publicitário Derek Taylor. Os promotores viram o festival Monterey Pop como uma forma de validar o rock como uma forma de arte da mesma maneira que o jazz e a música erudita eram considerados. Os organizadores conseguiram além de todas as expectativas.

Os artistas atuaram de graça com todas as receitas doadas para instituições de caridade, com exceção de Ravi Shankar , que recebeu US $ 3.000 por seu desempenho durante a tarde no sitar .

A canção " San Francisco (esteja certo de usar flores em seu cabelo) " foi escrita por Phillips e cantada por McKenzie, lançada em maio de 1967, para promover o evento.


Muitos executivos de gravadoras estavam na plateia, e a maioria das bandas ganharam contratos de gravação depois de suas apresentações no festival. Outros grupos também foram notados por sua não aparição — os Beach Boys não puderam comparecer devido à problemas com a recusa do vocalista Carl Wilson de se registrar no festival, e o músico britânico Donovan teve seu visto recusado por ter sido pego com drogas em 1966.


Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo, e tornou-se modelo para futuros festivais, principalmente Woodstock.

O festival também foi tema do aclamado documentário por D. A. Pennebaker, intitulado Monterey Pop


Sexta Feira, 16 de Junho
The Association
The Paupers
Lou Rawls[25]
Beverley
Johnny Rivers
Eric Burdon and The Animals
Simon & Garfunke

Sábado, 17 de Junho
Canned Heat
Big Brother and the Holding Company
Country Joe and the Fish
Al Kooper
The Butterfield Blues Band
The Electric Flag
Quicksilver Messenger Service
Steve Miller Band
Moby Grape
Hugh Masekela
The Byrds
Laura Nyro
Jefferson Airplane
Booker T. & the M.G.'s
The Mar-Keys
Otis Redding

Domingo, 18 de Junho
Ravi Shankar
The Blues Project
Big Brother and the Holding Company
The Group With No Name
Buffalo Springfield (com David Crosby)
The Who[25]
Grateful Dead
The Jimi Hendrix Experience
Scott McKenzie
The Mamas & the Papas

Monterrey Pop - Documentário de 1968 80 min. de D. A. Pennebaker

Local: Clube de Cultura de Porto Alegre, rua Ramiro Barcelos, 1853.
Horario: 19h.30min.
Entrada Franca

Apoio: E O Vídeo Levou.

O grupo Dimensão Experimental é apoiador de mais essa iniciativa do Clube de Cultura.

Nenhum comentário: