sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Cine Clube de Cultura - O Novíssimo Testamento - Hoje 27/10/2017 as 19h30min.


Hoje dia 27 de outubro ás 19:30h
CINE CLUBE DE CULTURA apresenta :

🎬"Le Tout Nouveau Testament / O Novíssimo Testamento (título no Brasil) - um filme belga de comédia , lançado em 2015 .

Após a exibição do Filme O Novíssimo Testamento haverá um debate sobre a estética surrealista presente e questões contemporâneas trazidas na narrativa ficcional da obra com a mediação de Daniela Gonçalves Amaral ( historiadora, música e graduanda em artes visuais) e Carla Menegaz (museóloga) .
O Novíssimo Testamento do cineasta Jaco Van Dormael, apresenta um mundo no qual Deus é casado, mora na Bélgica e, além de Jesus, possui uma filha. Ressentida pela atitude do pai, que bebe, fuma e é extremamente agressivo, a garota quer vingança, onde planeja enviar para todas as pessoas as datas e os horários de sua morte, transformando a vida delas num verdadeiro caos.
O Novíssimo Testamento é um conto surrealista para adultos. Como comédia, o filme permite extrapolar o que temos medo, ir além dos sentimentos que machucam. A ideia de morte torna a vida mais preciosa, o tabu acaba por sucumbir pelo desejo de viver a vida em sua perenidade. O Novíssimo Testamento acaba por encontrar na fantasia, ilusionismo e teatralidade, elementos visuais e psicológicos que cativam por seus personagens numa mistura de vida em sua concretude e ficção. Como num truque de mágica, sabemos que não é real, mas estamos dispostos acreditar. Assim o filme se converte num conto surrealista para adultos.
Para o diretor se a felicidade fosse uma casa, a sala de espera seria o maior cômodo”. A vida inteira dos personagens deste filme foi passada na sala de espera onde sonham que a felicidade chegaria. Mas a atitude da filha de Deus foi permitir que essa sala de espera fosse aberta e assim possibilitar formas de felicidade imprevistas no encontro de amores fora do comum. O Novíssimo Testamento permite discussões acerca do patriarcalismo, feminismo e outras questões que serão aprofundadas. — com Daniela Vigo Amaral em Clube de Cultura. — com Daniela Vigo Amaral em Clube de Cultura.

Local: Clube de Cultura, rua Ramiro Barcelos 1853.


Apoio: E O VídeoLevou

O grupo Dimensão Experimental é apoiador de mais esta atividade do Clube de Cultura.

Nenhum comentário: