segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Joris Ivens
Sexta - feira dia 11/10/2013, ás 12 h. com entrada franca no auditório da galeria de arte do DMAE o grupo Dimensão Experimental vai apresentar um edição especial do projeto Música, Cinema e Memória tendo como tema a água, performando o filme Regen (1929) de Joris Ivens. A apresentação faz parte da programação de cinema da instituição municipal. O filme Regen de 14 minutos feito em 1929 é um poema em movimento sobre a chuva em Amesterdã, cidade filmada por Joris Ivens como em muitas outras capitais o foram por cineastas de vanguarda na década de 1920 (Moscou, Berlim, Paris, Nova Iorque, São Paulo).
O filme é uma composição impressionista e segue um rumo musical. O realizador, que filmou em diversos locais da cidade, demorou mais de dois anos para cinematografar cenas de chuvas suficientes para conseguir compor o filme. Regen assim como H2O (1929) de Ralph Steiner são considerados como os primeiros filmes da história do cinema a tratar de temas ambientais. O grupo Dimensão Experimental compôs um tema musical homônimo para ser performado ao vivo.
Filme: Regen 14 min.(1929) de Joris Ivens
Música: Regen (Farina/Dutra) Arranjos Dimensão Experimental
DIMENSÃO EXPERIMENTAL é formado por;
Klaus Farina - Teclados/Guitarra/Flautas/Programação
Álvaro Sabóia - Teclados/Gaita de Boca
Mozart Dutra - Percussão Acústica
Joris Ivens (Nijmegen, Holanda, 18 de novembro de 1898 — Paris, França, 28 de junho de 1989) foi um cineasta dos Países Baixos e ativista comunista.
Na escola, Ivens estudou economia, mas seu interesse por cinema era maior. Seu pai era proprietário de uma firma de cinema e fotografia, em Amsterdã, o que lhe conferiu aprendizado na área, de forma a se tornar um dos maiores expoentes do cinema documentário do século XX.
A exemplo de muitos intelectuais de sua época, Ivens era claramente simpatizante do partido comunista, defendendo em sua obra as ideias socialistas utilizadas por ditadores, o que lhe angariou diversas críticas. Em 1931, Ivens foi para a União Soviética, pata fazer Song of Heroes, um filme propaganda sobre a construção da nova cidade industrial de Magnitogorsk, que foi construída, principalmente, por trabalhadores forçados, que foram mostrados por Ivens como comunistas voluntários.
Entre 1936 e 1945, viveu nos Estados Unidos, onde fez vários filmes propaganda, mas sob suspeita de comunismo, deixou o país. Trabalhou depois em vários estúdios do leste europeu, e sua posição a favor do Bloco Comunista, na Guerra fria, incomodou o governo holandês, obrigando-o a renovar seu passaporte a cada três ou quatro meses.
Foi casado com a cineasta Marceline Loridan-Ivens. Morreu em Paris, em 1989, sendo enterrado no Cemitério de Montparnasse.
FILMOGRAFIA
• De Brug (“A Ponte”) (1928): seu primeiro filme, um curta-metragem, mostra o caminho que seguiria, revelando a negação do filme industrial e optando pelo realismo, o Cinem-Verdade. Apresenta estudos abstratos do movimento.
• Regen (“Chuva”) (1929): curta-metragem co-dirigido por Mannus Franken, mostra os efeitos da chuva nos canais e sobre a população, apresentando-se como um melancólico poema-filme.
• Wij Bouwen
• Zuiderzeewerken (1930): utilizou algumas passagens de Wij Bouwen, acrescidas de outras cenas.
• Song of Heroes (1931): um filme propaganda feito na União Soviética, sobre a construção da nova cidade industrial de Magnitogorsk
• Philips Radio; Creosot (1931)
• Misère au Borinage (Borinage) (1933) – ao lado de Henry Storck, sobre a luta entre mineiros e autoridades durante uma greve, num distrito mineiro da Bélgica.
• The Reichstag Fire (1935)
• The Spanish Earth (“A Terra Espanhola”) (1937): feito nos EUA, com a narração de Ernest Hemingway, retratando o problema da irrigação, em plena guerra contra o fascismo.
• The Four Hundred Million (1939)
• The Power and the Land (1940)
• Our Russian Front (1942)
• Action Stations (1943): sobre o Canadá.
• Indonésia Calling (1946): apresenta a recusa dos portuários australianos em carregar as armas destinadas a uma guerra de reconquista colonial.
• Pierwze Lata (1949)
• My za Mir (1951)
• Weltjugendfestival (1952)
• Das Lied der Strome (“A Canção dos Rios”) (1954): o Ganges, o Nilo, o Amazonas, o Mississipi, o Volga e o Yang-Tsé se unem para expressar a unidade da luta sindical nas cinco partes do mundo.
• Les aventures de Till l'espiègle (1956)
• La Seine a rencontré Paris ("O Sena Encontra Paris") (1957): retrato de uma capital, sob a influência das águas.
• L'Italie n'est pas un pays pauvre (L'Italia non è un paese povero) (1960)
• Demain à Nanguila (1960)
• Carnet de viaje; Pueblo en armas (1961)
• À Valparaiso (1963): curta-metragem.
• Le Petit Chapiteau (1963): curta-metragem.
• Vietnam (1965)
• Europort (1966): curta-metragem
• Loin du Vietnam (co-realização) (1967)
• 17th Parallel: Vietnam in War (1968): retrata a vida no Vietnã durante a guerra. Filmado entre 1965 e 1970.
• Le peuple et ses fusils (co-realização) (1968)
• Rencontre avec le président Hô Chi Minh (1969)
• Chine (1973)
• How Yukong Moved the Mountain (1976): filmado em seis partes, entre 1971 e 1977, sobre a Revolução Cultural da China.
• Une histoire de ballon (1977): curta-metragem. Ao lado da esposa Marceline Loridan.
• Une Histoire de Vent (1988)
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