sexta-feira, 19 de junho de 2015

Stan Brakhage no Cinema no Arquivo - Curta no Almoço


Na próxima quarta-feira, dia 24 de junho, a partir das 12h, teremos o Curta no Almoço com projeção do filme Unglassed Windows Cast a Terrible Reflection (1953 – EUA), de Stan Brakhage, no Auditório Marcos Justo Tramontini do Arquivo Público do RS. O grupo Dimensão Experimental apoia mais esta edição do projeto Cinema no Arquivo do APERS.

A entrada é franca, venha prestigiar!





Sinopse: Uma anatomia da violência. Seis jovens, quatro rapazes e duas moças viajando num carro em uma estrada deserta. Há uma rivalidade entre dois caras para uma das moças. Em uma estrada remota, o carro para próximo às ruínas de uma antiga mineradora. O motorista sai a pé tentando pegar carona até a localidade mais próxima para buscar ajuda no conserto do carro. Liderados pela moça que despertou a rivalidade entre os dois rapazes, os outros caminham em direção aos prédios abandonados da mineradora. Um dos três rapazes senta e lê. A moça que lidera o grupo explora o edifício e vê algo que a assusta. Ela grita; os dois rivais e a segunda moça correm para encontrá-la. Ela diz algo que provoca uma briga entre seus dois pretendentes. O rapaz com o livro se afasta desapontado com a reação dos dois amigos. O que se segue são momentos angustiantes que leva a um clímax. Neste trabalho, Brakhage explora de maneira experimental as possibilidades psíquicas que um filme em preto e branco pode expressar por meio de uma trama em que o suspense emerge a cada instante, fazendo uso competente de ângulos da câmera em contraste com as sombras, em grande estilo.


STAN BRAKHAGE

Um dos grandes ícones do cinema experimental mundial, Stan Brakhage (1933 – 2003) nasceu em Kansas City, Missouri em 14 de janeiro de 1933. Ele estudou no Instituto de Belas Artes de San Francisco em 1953. Em 1958 ele se casou com Jane Collum, com quem teve cinco filhos.
Brakhage começou a trabalhar em 1937, quando ele cantava e tocava piano até 1946. Ele se apresentava fazendo programas de rádio ao vivo e em gravações. Em 1952, com 19 anos abandonou a faculdade e começou a fazer filmes. Desta época destacam-se dois grandes filmes: Interim (1952) e Unglassed Windows Cast a Terrible Reflection (1953), ainda utilizando-se de um enredo tradicional, porém já apontando para o cinema experimental como o uso criativo da câmera e de ângulos sobrepostos contrastando sombras e luz no preto e branco de seus filmes. Ele trabalhou em um pequeno teatro em Central City, Colorado, onde encenou Wedekind e Strindberg. Em seguida viajou para San Francisco e conheceu os poetas Kenneth Rexroth, Kenneth Patchen, Michael McClure, Robert Duncan, Robert Creeley e Louis Zukofsky. Estas foram algumas das pessoas de vanguarda que iriam influenciá-lo nos próximos anos. Em 1954, Brakhage foi para Nova York, onde conheceu o compositor John Cage. Ele então estudou informalmente com outro compositor, Edgard Varese. Em Nova York, ele se familiarizou com cineastas de vanguardistas como: Maya Deren, Marie Menken, Willard Maas, Jonas Mekas e Kenneth Anger. Em 1955, ele conheceu e fez um filme com Joseph Cornell. Em 1956, trabalhou com Raymond Rohauer em Los Angeles. Também fez sua primeira palestra pública sobre cinema no teatro do Rohaver. Entre 1956 e 1964 Stan Brakhage trabalhou em muitos projetos de filmes experimentais e industriais, incluindo comerciais de televisão.
Jane Collum tornou-se a esposa de Brakhage, em 1957. Ela também se tornou a inspiração para a mudança de estilo dos filmes de Brakhage. Em 1958, foi para o festival de cinema de Bruxelas e viu os filmes de Peter Kubelka e Robert Breer. A partir de 1960, começou a apresentar seus próprios filmes em público quando então, também palestrava sobre suas próprias obras e de outras pessoas.
Com o roubo de seu equipamento de 16 milímetros em 1964, concentrou-se na produção de filmes de 8 milímetros até 1969. Seus trabalhos mais importantes neste período são:, The Art of Vision e Dod Star Moon concluídos em 1964. Na Universidade de Colorado em 1969, Brakhage lecionou na estética e história do cinema. Ele começou a ensinar em 1970 na Escola do Instituto de Arte de Chicago. Ele ensinou lá até 1981. Em 1974 Brakhage completou seu grande filme abstrato "O texto da Luz". Em 1976, o seu trabalho voltou para o uso do Super 8 mm. Em 1981 Brakhage começou a ensinar na Universidade de Boulder, Colorado. Mais tarde, ele se divorciou de Jane em 1986. Ele então se mudou para Boulder e se casou com Marilyn, sua segunda esposa.
Brakhage é "considerado como o mais notável cineasta experimental do mundo." Em 1986 Brakhage recebeu o primeiro prêmio do American Film Institute para os artistas de cinema e vídeo independentes (o "Maya Deren Award"). Faleceu em 9 de março de 2003 aos 70 anos. Ao todo Stan Brakhage fez mais de 300 filmes experimentais.

Por Klaus Farina

Nenhum comentário: