quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cinema no Arquivo: Koyaanisqatsi - dia 28/05/2015 entrada franca



O grupo Dimensão Experimental que no sábado dia 30/05/2015 vai participar da semana de aniversário do 65º ano de existência do Clube de Cultura de Porto Alegre, com uma programação especial apoia a iniciativa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) com seu projeto Cinema no Arquivo. Este projeto junto com o Cinema Livre do Clube de Cultura são ótimas oportunidades para o verdadeiro apreciador da sétima arte. Ambos projetos visam sessões de cinema apresentando filmes fora do circuíto comercial dos Shopping Centers (antigamente se falava em Centros Comerciais antes das das chamadas "leis de mercado neoliberais"). São filmes de altíssima qualidade artística cultural. Abaixo reproduzimos a matéria publicada no blog do APERS.

Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho, o Cinema no Arquivo promove, no dia 28 de maio de 2015, a exibição do filme Koyaanisqatsi, de Godfrey Reggio, de 1982.

Com uma visão minimalista, a comunicação deste filme se dá por imagens e pela instigante música de Phillip Glass, já que não há atores, enredo convencional ou diálogos. Por meio de paisagens naturais e imagens de cidade e pessoas, o diretor mostra os efeitos da modernização provocados pelo pretenso progresso apregoado e produzido pelo ser humano.

Na língua Hopi, Koyaanisqatsi significa Vida em Desequilíbrio, e isto é mostrado em impressionantes imagens cinematográficas, gravadas entre 1977 e 1982, numa narrativa fílmica que constrói um longo movimento de aceleração, tornando-se, assim, um filme sensorial.

Koyaanisqatsi é o primeiro filme de uma trilogia que o diretor Godfrey Reggio denominou Qatsi, que em Hopi significa vida. Os outros dois filmes desta trilogia são Powaqqatsi (Vida em transformação), de 1988, e Naqoyqatsi (Vida em guerra), de 2002. A trilha sonora destes outros dois filmes também são de autoria de Phillp Glass.

Não perca, então, a possibilidade de viver esta experiência e venha assistir a sessão no dia 28 de maio, às 18h30min, no Auditório Marcos Justo Tramontini – APERS. Logo após, teremos debate com o Professor da UFRGS, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Paulo Brack.

A entrada é franca e não exige inscrição prévia. Venha prestigiar mais um evento cultural do APERS! Aproveite e confira a exposição fotográfica “A (des)urbanização do meio ambiente” na sala Professor Joél Abílio Pinto dos Santos, também com a temática sobre meio ambiente. Participe!


arquivopublicors.wordpress.com/2015/05/20/cinema-no-arquivo-koyaanisqatsi/

Nenhum comentário: