quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cinema no Arquivo e Curta no Arquivo.


Uma programação bacana de cinema que o Arquivo Público está proporcionando para o público em geral. A proposta do projeto Cinema no Arquivo é uma grande oportunidade das pessoas curtirem filmes de alta qualidade, longe das massificadas "películas" neo-liberais comerciais dos Shopping Centers de Porto Alegre.



O grupo Dimensão Experimental, que tem no seu projeto autoral Música, Cinema e Memória, o resgate e uma re-interpretação da linguagem do cinema silencioso, apoia este projeto bem como o do Clube de Cultura de Porto Alegre.
Abaixo reproduzimos as matérias dos filmes que serão apresentados no Cinema no Arquivo de amanhã e da próxima quinta-feira dia 22 de julho e da exposição "Mundos de Fora e Mundos de Dentro, com trabalhos dos alunos da oficina de criação da professora Barbara Neubarth. A exposição dialoga com a temática do filme O Ilusionista que será apresentado amanhã.



Exposição Mundos de Dentro, Mundos de Fora
15/07/2015
arquivopublicors Cinema no Arquivo, Exposições Aline Dallagnese, Ana Carolina da Costa, APERS, Arquivo Público do RS, Barbara E. Neubarth, Carlos Giovane de Oliveira, Cinema no Arquivo, Clara Grassi, Daniela Gaviraghi, Espaços Culturais APERS, Eventos, Giselle Sanches, Hospital Psiquiátrico São Pedro, HPS, Itapa Rodrigues, Jacqueline Krueger, Jos Stelling, Maria Aparecida Osório, Neusa Helena Carvalho Viapiana, O Ilusionista, Oficina de Criatividade, Samanta Andreolli, Teresa Noeci Brito da Silva, Vanessa Manzke Deixe um comentário

O Arquivo Público do RS, em parceria com a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, promove a exposição Mundos de dentro, mundos de fora.

2015.07.15 Exposição HSP cartaz

Nesta segunda-feira, 13 de julho, estreou, na sala Professor Joél Abílio Pinto dos Santos, no APERS, a exposição Mundos de dentro, mundos de fora, que dialoga com o filme O Ilusionista, de Jos Stelling, visto que ambos permeiam as relações entre o mundo exterior e o mundo interior que habita em cada um.

Até o dia 14 de agosto estarão disponíveis, para apreciação, “os trabalhos artísticos de Carlos Giovane de Oliveira, Jacqueline Krueger e Teresa Noeci Brito da Silva, frequentadores da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, que, utilizando-se de diferentes linguagens artísticas, tramaram um fazer que é comum a nós humanos – o transitar entre o dentro e o fora. Como efeito desta faina, surgem obras que revelam com extrema sutileza marcas particulares.



2015.07.15 Colagens Carlos GiovaneAs colagens de Carlos Giovane são rigorosamente planejadas, mas o rigor com que ele as executa nem por isto torna o trabalho pesado. Partindo da escolha da cor do suporte, segue com um rascunho de medidas adequadas a diferentes formas geométricas. Utilizando-se de papel vegetal e carbono, copia o estudo no suporte e inicia a triagem dos papéis multicoloridos. Recortados e cuidadosamente colados, os pequenos fragmentos que compõem cada um dos quadros estrutura-se simetricamente, como se fosse um caleidoscópio – esta imagem bonita de se olhar.


2015.07.15 Desenhos JacquelinePara dar forma a seus desenhos, Jacqueline utiliza canetas em espessuras diversas. Em muitas vezes ela é evidente na figuração e quase se enxergam as árvores, as florestas, uns e outros animais. Em outros momentos, ela deixa ao expectador a possibilidade de presumir, através do sentido e força do tracejar, quer na fragmentação e no adensamento das linhas ou nos espaços vazios ou saturados. O olhar alheio pode, então, fazer infinitos caminhos, diferentes leituras, criar outras tantas histórias.


2015.07.15 Bordado Teresa NoeciTeresa Noeci se alegra em contar detalhadamente seu processo artístico, que inicia ao imaginar o vestido das meninas e segue no risco do lápis sobre o tecido. Em seguida, agulha e linha fazem aparecer o contorno do bordado. Não menos importante é, para ela, a escolha cuidadosa das cores de tecidos e linhas e do par de sapatos, tudo em combinação com a cor da pele, negra ou branca. É quando comenta Teresa, nem bem termino uma das meninas e a próxima já aparece na minha imaginação”.

Fonte: Barbara E. Neubarth (coordenadora da Oficina).
Equipe da Oficina de Criatividade (2015): Aline Dallagnese, Clara Grassi, Daniela Gaviraghi, Giselle Sanches, Itapa Rodrigues, Maria Aparecida Osório, Neusa Helena Carvalho Viapiana, Samanta Andreolli e Vanessa Manzke.

Amanhã, 16 de julho, às 17h30min, os integrantes desta Oficina estarão no APERS para apresentarem seus trabalhos.

Venha prestigiar!



Cinema no Arquivo: Curta no Almoço
15/07/2015
arquivopublicors Cinema no Arquivo A Concha e o Clérigo, APERS, Arquivo Público do RS, Chris Lavis, Cinema no Arquivo, Curta no almoço, Curta no Arquivo, Germaine Dulac, Le Coquille et Clergyman, Maciek Szczerbowski, Madame Tuti-Putli Deixe um comentário

Na próxima quarta-feira, dia 22 de julho, a partir das 12h, teremos o Curta no Almoço com projeção dos filmes A Concha e o Clérigo (Le Coquille et Clergyman), de Germaine Dulac, e Madame Tuti-Putli, de Chris Lavis e Maciek Szczerbowski no Auditório Marcos Justo Tramontini do Arquivo Público do RS.

A entrada é franca, venha prestigiar!

Sinopses:

Le Coquille et Clergyman (1928, França) é um filme surrealista de Germaine Dulac, inspirado num texto homônimo de Antonin Artaud. A trama gira em torno de um padre obcecado pela esposa de um general. O clérigo passa a ter visões estranhas sobre a morte e acaba lutando contra o próprio erotismo. (Fonte aqui)

2015.07.15 Curta Le Coquille et Clergyman
2015.07.15 Curta Madame Tutli-Putli

A madame Tutli-Putli (2007, França) embarca num trem noturno carregando todos os seus pertences, incluindo os fantasmas de seu passado. Ela viaja sozinha e encara, ao mesmo tempo, a bondade de alguns e o perigo iminente representado em outros. Quando o dia vai clareando, madame Tutli-Putli descobre-se numa aventura desesperada e metafísica. Vagando entre o real e o imaginário, ela confronta seus demônios numa corrente de mistério e suspense. (Fonte aqui)


É amanhã! Cinema no Arquivo com a projeção do filme holandês O Ilusionista
15/07/2015
arquivopublicors Cinema no Arquivo Ana Carolina da Costa, APERS, Arquivo Público do RS, Cinema no Arquivo, Espaços Culturais APERS, Eventos, Jos Stelling, O Ilusionista Deixe um comentário

2015.07.15 Cinema O IlusionistaVenha prestigiar mais um evento cultural no Auditório Marcos Justo Tramontini, do Arquivo Público do RS. Amanhã, 16 de julho de 2015, às 18h30min, teremos a projeção do filme O Ilusionista.

Ao final da exibição, haverá debate com a Doutora Ana Carolina da Costa e Fonseca, Professora de Filosofia na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

A entrada é franca!
Certificado de 4h.

Participe!

Confira a sinopse e o trailer do filme abaixo:

Drama, com toques de humor, que narra a vida de dois irmãos que vivem em uma região pacata da Holanda. Um deles sonha com as luzes da ribalta e com a possibilidade de ser um ‘show-man’. O outro, deficiente mental, se satisfaz com sua rotina tranquila, cômoda, onde possa ser apenas o que é. Numa analogia à história de Caim e Abel, o roteiro mostra a inevitabilidade dos conflitos entre os dois para que possam realizar seus respectivos desejos. Sem diálogos, o roteiro exprime com brilhantismo o mundo desses dois irmãos, marcado pelos sussurros, grunhidos e lamentações.

Nenhum comentário: