quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Yury Hendrik é o palestrante do projeto "Música, Cinema e Memória" de autoria do grupo Dimensão Experimental


Yury Hendrik é diretor e realizador de cinema, além de diversas outras atividades artísticas (como artesão, malabarista, ilustrador, ator e cenotécnico).

O grupo Dimensão Experimental acertou a participação do cineasta Yury Hendrik como palestrante no projeto "Música, Cinema e Memória" que será realizado no próximo dia 25/09/2010 as 18 horas na Sala de cinema Paulo Amorim. A apresentação consiste de uma performance do Dimensão Experimental musicando 5 obras do cinema avant-garde dos anos 20 do século XX, seguido de uma palestra do cineasta que vai abordar entre outros assuntos a importância deste movimento cultural na história do cinema que está por completar um século e sua influência no presente inclusive na vídeo-arte. O projeto "Música, Cinema e Memória" faz parte da programação de aniversário de 20 anos da Casa de Cultura Mário Quintana e a entrada é franca. A partir de hoje e nos próximos dias serão publicadas matérias sobre os filmes e os diretores.

Yury Hendrik pertence a uma nova geração de cineastas autorais e caracteriza-se por fazer como ele costuma dizer um "cinema de guerrilha". Reproduzimos aqui seu curriculo.

Formado em cinema pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil, Hendrik destaca-se pelo seu cinema autoral e pela diversidade temática de suas obras.

Adepto do “cinema de guerrilha” (filmes feitos sem orçamento e, consequentemente, sem padrões de produção), Yury já trabalhou com nomes consagrados como os atores Nilton Filho, Susi Camargo. Patsy Cecato e Renan Carneiro e de músicos como Lucas Ortiz (Família Sarará) e Fernando Noronha (renomado internacionalmente no cenário do blues), bem como de cineastas como Frederico Pinto, Ricardo Zimer, André Arieta e Biah Werther e Maurício Medeiros (fotógrafo).

Como diretor, realizou os filmes:
Baseado em Fatos Irreais (animação feita nos antigos moldes artesanais)- 2004;
O Xixi de Deus, pelo Menos (uma reflexão sobre o lixo e o seu consumo consciente) - 2006;
O Louco do Violão (em finalização, adaptação de um conto de Eduardo Galeano)- em finalização;
Goberí & Leprechaun – Em Busca das Latas Perdidas (longa-metragem documental e experimental)- 2009;
A Cor da Canção (musical inspirado em um conto de Robert Crumb)- 2009
Galatéia (romance da literatura Greco-romana)- 2009
Chão de Estrelas (em pré-produção)

Atualmente, Yury Hendrik está pré-produzindo o seu segundo longa-metragem intitulado Chão de Estrelas, que conta em retrocesso a história de Heitor, um homem vítima de conflito agrário que divide suas memórias em quatro cores.

Nenhum comentário: